Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

IPO lança pós-graduação em Cuidados Paliativos
19-10-2017

O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) anunciou hoje, em comunicado, que vai lançar a sua primeira pós-graduação em cuidados paliativos. A apresentação terá lugar durante o 7.º Congresso de Cuidados Paliativos, a realizar-se esta sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de outubro, no auditório principal daquela instituição de saúde.


O curso quer dar respostas às necessidades formativas dos profissionais que trabalham em cuidados paliativos. A pós-graduação dará a conhecer os principais desafios que se colocam aos profissionais desta área.


Dispneia, Investigação, Ética, Ventilação não invasiva na ELA, Burnout, Luto nos profissionais, A Morte e as Religiões serão outros dos temas que vão dominar os dois dias do 7º Congresso de Cuidados Paliativos.


O IPO-Porto dispõe de um Serviço de Cuidados Paliativos desde 1994. Atualmente tem 40 camas de internamento e para além da consulta externa e equipa intra-hospitalar, dispõe de um serviço de assistência domiciliária.


Em 2016, registaram-se 1043 internamentos, 1241 consultas externas, 1757 consultas internas e na assistência domiciliária cerca de 1084 visitas de enfermagem e 557 visitas médicas.