Sociedade

IPO apresenta 2 provedoras do doente no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

  • Notícia

    Notícia

#fib_dia_mundial_contra_cancro_27.jpg

Porto.

O Instituto Português de Oncologia do Porto tem duas pacientes a assumir o papel de Provedoras do Doente a partir de hoje, 4 de fevereiro, Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

Susana Neto, de 38 anos, que luta contra um cancro da mama desde julho de 2017, e Fernandina Oliveira, 52 anos, que trava batalha idêntica desde 2013, dão a cara por este órgão consultivo da administração do hospital e assumem a missão de servir de ligação com os doentes.

"Facilitar a articulação com os doentes no que se refere às suas expectativas quanto aos respetivos cuidados de saúde e promover o exercício dos seus direitos e deveres" é o que espera da Provedoria do Doente o presidente da administração do IPO Porto, Rui Henrique, citado pela agência Lusa.

Com atendimento presencial ao doente às segundas-feiras das segunda e quarta semanas do mês, entre as 9 e as 10 horas, e às quintas-feiras das primeira e terceira semanas, entre as 12,30 e as 13,30 horas, exceto no mês de agosto, a Provedoria do Doente vai ouvir o doente, desenvolver mecanismos facilitadores de comunicação, encorajá-lo a participar ativamente na sua vivência enquanto utilizador dos serviços disponíveis, partilhando experiências, expectativas, necessidades ou sugestões de melhoria, aponta ainda o administrador.

Professor e médico especialista em Anatomia Patológica, Rui Henrique acrescenta que, desta forma, será incrementada a participação no processo de organização e decisão nos cuidados de saúde, reforçando a centralidade do doente no IPO Porto.