Proteção Civil

IPMA lança aviso laranja para a agitação marítima

  • Notícia

    Notícia

#fib_agitacao_maritima_03.jpg

A Proteção Civil Municipal avisa para a existência de previsões que apontam para um aumento significativo da agitação marítima a partir do final do dia de hoje até à tarde de sábado, dia 31 de março. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu um aviso laranja, encontra-se previsto um aumento significativo da agitação marítima, com ondas de noroeste de 5 a 6,5 metros, podendo atingir os 10 a 11 metros de altura máxima.

Encontram-se também previstos períodos de chuva ou aguaceiros e vento fraco a moderado (até 30 km/h), soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 70 km/h.

Atendendo às previsões, e por precaução, torna-se necessário interromper a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na zona da barra do Douro, a partir 21 horas horas de hoje. O trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam.

A Proteção Civil Municipal recomenda, assim, à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, mas também aos cortes de trânsito que sejam necessários implementar nestas zonas.

A Câmara do Porto, através do Departamento Municipal de Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas.