Sociedade

Investimento e cooperação económica na agenda de Rui Moreira na sua recente visita ao Médio Oriente

  • Notícia

    Notícia

Na recente visita a Omã, a propósito da sua participação na Design Muscat, primeira conferência internacional de design no Golfo, que contou com a marca "Porto." como Case Study internacional, o Presidente da Câmara do Porto encontrou-se com importantes personalidades e empresários daquele país do Médio Oriente, conhecido pela sua posição neutral relativamente aos conflitos regionais e económicos. Entre os contactos estabelecidos em Mascat, conta-se Ali Qassim Jawad Al Lawati, Chairman da OBF (Oman Business Forum) e presidente da Studies and Research of the Diwan of Royal Court.

Ali Lawati é uma das mais prestigiadas personalidades do País, tendo regressado ao país há poucos anos, depois de ter estado radicado nos Estados Unidos, a pedido do Sultão Qaboos bin Said al Said. As relações entre Mascate e Porto e a vontade mútua de estabelecer uma forte cooperação em áreas económicas e estratégicas ficaram bem patentes no encontro entre ambos.

Muito importante foi também a reunião ocorrida na Ithraa, organismo que corresponde ao português AICEP, e que recebeu o presidente da Câmara do Porto ao mais alto nível, através do seu director-geral, Assan Qassim Al Busaidi e do responsável pela promoção do investimento, Faisal Ali Zaher Al Hinai. A cooperação entre a cidade do Porto e Omã em matérias económicas e de trocas comerciais estiveram na ordem do dia.

A nível empresarial, Rui Moreira foi recebido por Anees Sultan, um dos responsáveis máximos pelo WJ Towell Group, um dos maiores e mais profícuos do país para quem o Porto pode representar uma porta de entrada na Europa. O mesmo se passa com o Yahya Group, cuja directora da Yahya Services, Nashia Yahya Nasibcujo e o chefe de negócios, o norte-americano Ken Mueller, também receberam Rui Moreira, tendo ficado particularmente interessado na área do turismo no Porto.

De fora do país e para se encontrar com o presidente da Câmara do Porto, aproveitando a sua presença em Omã, veio Meng Wei, presidente do Shouk World, um grande grupo chinês, com interesses e investimentos em várias áreas da economia e que ficou a conhecer as oportunidades que se abrem para iniciar, no Porto, os seus investimentos em Portugal.

Rui Moreira econtrou-se ainda com Temitope Ola, presidente da EDACY, líder de mercado em Africa e Oman e que procura Portugal como "hub" para expandir o centro tecnológico a países de expressão portuguesa.

Toda a visita do presidente da Câmara do Porto à capital de Omã foi acompanhada pela portuguesa Inês Pires, actualmente radicada no país e líder da ISPD - Impact, consultora especializada em parcerias internacionais e diplomacia económica.

A presença de Rui Moreira em Omã foi ainda aproveitada para contactos com a comunidade portuguesa, alguma dela radicada há muitos anos e também investidora no país que, actualmente, não possui grande relacionamento diplomático com Portugal, dada a ausência quer de Embaixada quer de Consulado.

A História de Portugal assinala uma forte presença portuguesa em Omã, entre 1507 e 1650, restando na cidade ainda algumas construções portuguesas desse tempo.

Pela primeira vez, a partir de 2 de julho próximo, o Porto vai ter uma ligação aérea directa ao Médio Oriente, através dos voos que a Emirates começará a operar a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Actualmente, a Omã Air, em code-share com a Turkish Airlines, garante uma rápida e confortável ligação, com escala em Istambul.