Educação

Investigadores do Porto foram selecionados para um programa da Agência Espacial Europeia

  • Notícia

    Notícia

#fib_i3S_37.jpg

Porto.

Uma equipa de jovens investigadores do

Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), do Porto, foi selecionada para um programa da Agência Espacial Europeia (ESA - European Space Agency) e vai "avaliar o efeito da hipergravidade na permeabilidade do intestino", revelou uma das responsáveis.

"Vamos avaliar diferentes gravidades e comparar com o controlo (resultados obtidos no dia-a-dia) para perceber se há diferenças na absorção intestinal", afirmou Helena Macedo, uma das quatro jovens de doutoramento que integra agora o programa "Spin Your Thesis!" da Academia da ESA, em declarações à Lusa.

A jovem explicou que o objetivo da equipa, intitulada "Artemis", passa por testar o efeito da hipergravidade na absorção de dois fármacos, um para o tratamento de diabetes e outro anticancerígeno.

De acordo com Helena Macedo, a equipa vai recorrer a modelos 'in vitro' que "mimetizam o epitélio intestinal" para testar as nanopartículas que tem vindo a desenvolver e, assim, perceber a influência da gravidade na absorção, sendo que os testes vão ser realizados na Centrífuga de Grande Diâmetro (LDC) que "simula a força gravitacional até valores 20 vezes superiores aos experimentados na superfície da Terra".

O programa "Spin Your Thesis!" da Academia da Agência Espacial Europeia visa proporcionar aos alunos de mestrado e doutoramento a oportunidade de projetarem e testarem as suas experiências de hipergravidade na Centrífuga de Grande Diâmetro.