Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Investigadores do i3S orientam curso que é uma viagem pelos genes
09-03-2020

"Conheça a épica viagem dos seus genes" é o convite do curso "Odisseia Genética", que vai ser promovido por investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto.


Que história familiar escondem os nossos genes? O que é que o ADN nos pode dizer sobre os nossos antepassados? Estas são algumas das questões que vão poder ser respondidas no curso, que vai partir à descoberta das raízes dos participantes através da análise de um chip contendo 1 milhão de marcadores genéticos.


Com sessões no Porto e em várias outras cidades, a iniciativa propõe-se descobrir a história familiar de cada um, que vai muito além do que os registos escritos permitem saber. "A maioria das pessoas dificilmente conseguirá saber quem foram os seus antepassados além da 3.ª ou 4.ª geração. Mas os genes que constituem cada indivíduo realizaram uma viagem épica até aos dias de hoje, equiparando-se a um registo único dessa longa jornada geracional", aponta o i3S a propósito deste estudo da ancestralidade feito pelos seus investigadores, que tem também a particularidade de se basear num contacto personalizado dos cientistas com cada um dos participantes.


O curso é sempre dividido em duas sessões. Na primeira, os participantes ficam a saber sobre a origem e migrações da nossa espécie e recolhem a amostra de saliva para o teste de ancestralidade. A análise posterior dos resultados desse teste permitirá revelar dados de mistura de ancestralidade, origem biogeográfica (o chamado GPS genético) e mistura com Neandertal.


Na segunda sessão, os participantes recebem um relatório com os resultados individuais e os investigadores prestam um esclarecimento personalizado sobre cada relatório, bem como um comentário geral sobre os dados anonimizados.


No caso do Porto, as sessões estão marcadas para 20 de abril e 15 de junho, entre as 18 e as 20 horas, sendo diferentes as datas e horários das outras cidades (Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Lisboa, Guimarães e Braga).


As inscrições decorrem até 3 de abril e a informação está toda aqui.