Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Investigadores de todo o mundo discutem proteção de crianças e jovens
03-10-2018
Até à próxima sexta-feira, dia 5, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolhe a XV Conferência EUSARF (European Scientific Association on Residential & Family Care for Children and Adolescents). A conferência internacional debruça-se sobre a área da proteção e intervenção psicossocial de crianças e famílias e reúne centenas de investigadores e profissionais de todo o mundo.

Os participantes foram ontem recebidos pelo presidente da Câmara do Porto, nos Paços do Concelho, numa sessão que contou com a participação do vereador da Educação, Fernando Paulo e da presidente da Comissão de Organização da EUSARF 2018, Maria Barbosa Ducharne.

Com o título "All Children, all Families. Promoting Excellence in Child Welfare Research, Policy and Practice", a conferência pretende constituir-se como um momento de partilha e troca de experiências entre investigadores e profissionais do terreno na área da Proteção Infantil de todo mundo.

O programa integra um importante conjunto de oradores que vão apresentar, em formato de sessões plenárias, os mais recentes avanços da investigação nos diferentes tópicos de abordagem da temática. Cada Sessão Plenária integra duas conferências e constituirá um momento de reflexão e debate das implicações teóricas e práticas da evidência científica.

Serão discutidos temas como: assistência às crianças e jovens, alterações às políticas recentes nos cuidados às crianças, (re)vitimização de crianças em situação de assistência, crianças e famílias em mobilidades dentro do sistema de proteção, perspetivas dos profissionais e modelos de formação, jovens adultos que deixam de estar em situação de assistência, entre outros.

A EUSARF (European Scientific Association on Residential & Family Care for Children and Adolescents) é uma associação, criada em 1989, qua conta atualmente com investigadores de diferentes países europeus com trabalho desenvolvido na área da proteção de crianças e adolescentes. Ao longo dos seus quase 30 anos de existência, a associação procura aliar a investigação científica à prática, promovendo o desenvolvimento de práticas e definição de políticas baseadas na evidência científica.

Esta edição foi organizada pela EUSARF e o Grupo de Investigação e Intervenção em Acolhimento e Adoção (GIIAA) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e contou com o apoio da Câmara do Porto.

+Info: Informações mais detalhadas disponíveis no site da iniciativa EUSARF 2018