Cultura

Investigadoras proferem conferência em torno do Foral do Porto de 1517

  • Notícia

    Notícia

#mno_foral_d_manuel_01.jpg

Miguel Nogueira

O ciclo de conferências a propósito dos 500 anos do Foral Manuelino do Porto regressa na próxima quinta-feira, dia 23, com uma sessão em que participam duas investigadoras do Instituto de Estudos Medievais (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa). 

De acesso livre, a conferência realiza-se pelas 18,30 horas na Casa do Infante, onde está patente a exposição "O Foral do Porto - 1517/2017",  que tem também um polo no edifício dos Paços do Concelho.


As conferencistas são as Professoras e autoras Delmira Espada Custódio, licenciada em Pintura e Mestre em História da Arte Medieval, e Maria Adelaide Miranda, doutorada em História da Arte Medieval. 

Tendo como tema "Em torno do Foral do Porto de 1517", a sessão irá abordar aspetos como a iluminura manuelina, que faz a "capa" do foral, focando-se no "poder, aparato e criatividade na construção de uma nova linguagem".

Este ciclo teve em junho a sua primeira conferência, na qual foi orador o professor catedrático de História Medieval Luís Miguel Duarte, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O historiador dissertou então sobre "O mistério do Foral do Porto", a propósito da revisão de vários forais lançada em 1500 pelo rei D. Manuel, mas que a Invicta só conquistaria passadas quase duas décadas.

A exposição "O Foral do Porto. 1517-2017. Marca de um Rei, Imagem de uma Cidade" está patente até 31 de dezembro com acesso livre, funcionando nos seguintes horários:

- Casa do Infante - de terça-feira a domingo das 9,30 às 12,30 horas e das 14 às 17 horas; encerra aos feriados.

- Paços do Concelho - de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas.