Cultura

Investigador fala de erros famosos e dos famosos que deram erros para saber mais

  • Notícia

    Notícia

#mno_lua.jpg

O investigador do INESC e professor catedrático Manuel António de Barros leva histórias de cientistas ao Serão de Bonjóia desta semana, falando de erros famosos, dos famosos que os deram e da importância de errar.

Na sessão da próxima quinta-feira, às 21,15 horas na Quinta de Bonjóia, vão desfiar-se episódios da História da Ciência, como a Teoria do Geocentrismo formulada por Aristóteles e que viria a ser reforçada por Ptolomeu, do século II, mantendo a humanidade convencida de que o Sol girava em torno da Terra, durante séculos. Só após as mortes de Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Isaac Newton é que o heliocentrismo seria aceite, já no século XVIII.

Também a Teoria da Geração Espontânea, sintetizada por Aristóteles e que só viria a ser completamente refutada por Louis Pasteur, em 1862, será recordada neste Serão de Bonjóia, onde Manuel António de Barros falará igualmente de descobertas marcantes e da importância de errar. Como disse Thomas Edison, "não desanimo, porque cada tentativa errada descartada é outro passo em frente".

Entrada livre

A Quinta de Bonjóia situa-se na Rua de Bonjóia, 185, em Campanhã.

GPS:

N 41º 9' 10''

O 8º 34' 36''

Google Maps