Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Intervenção na Rua da Madeira
23-02-2015
No âmbito do programa de Arte Urbana do projeto Locomotiva, a dupla italiana STEN + LEX está já a intervir nas fachadas de dois edifícios devolutos que se situam junto à escadaria da Rua da Madeira. 

A intervenção, que decorrerá até dia 27 de fevereiro, tem o título de "Nuvens" e é conseguida através de uma técnica conhecida por "Stencil Poster". Os artistas começam por aplicar cola num papel que cobre toda a fachada, recortando depois manualmente toda a imagem representada no poster. Pintam utilizando o stencil e deixam depois que os elementos naturais, como a chuva ou vento, destruam o molde.

A intervenção é uma composição abstrata de linhas que se assemelham a nuvens que antecedem uma tempestade. A fachada frontal do edifício possui um raio de luz no interior. Todas as nuvens cobrem a totalidade do edifício, mas à medida que o plano se aproxima, a perceção torna-se cada vez mais abstrata. 

A dupla de artistas costuma partir de desenhos e esboços criados digitalmente, que depois transforma em pinturas que combinam stencil, colagem e pop art, sempre com fortes contrastes entre luzes e sombras. Influenciados pelo Impressionismo, atuam em conjunto desde 2000 e já criaram obras em cidades como Paris, Roma, Berlim, Londres, Koge, Spoleto, Nova Iorque ou Baltimore.

A inauguração desta obra está agendada para o dia 28 de fevereiro.