Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Instituto Português do Sangue apela a doações com campanha de verão
24-07-2018
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apela aos portugueses para darem sangue, de modo a prevenir-se a habitual quebra de reservas nos meses de verão.

"Este verão dê sangue" é a "mensagem simples" que o ISPT dirige principalmente àqueles que, apesar de já terem pensado em dar sangue, "ainda não o fizeram e também aos mais jovens, que terão umas férias mais felizes dando esse passo que salva vidas", afirma o instituto em comunicado divulgado pela Lusa.

"Como é hábito, neste período, as reservas de sangue começaram a baixar. É agora que precisamos mais que se mantenham as dádivas regulares e surjam novos dadores", sustenta o IPST, que, à semelhança de anos anteriores, vai realizar durante o mês de agosto várias ações de recolha de sangue, cujo locais podem ser consultados em www.ipst.pt.

Através dos Centros de Sangue e Transplantação de Porto, Lisboa e Coimbra, em articulação com os hospitais de Faro e Portimão, e em colaboração com várias organizações de dadores de sangue, o instituto realizará várias "sessões de colheita", nomeadamente em Unidades Móveis junto de praias, pretendendo desta forma "chegar mais próximo de todos aqueles que se deslocam nesta altura do ano e que poderão assim fazer a sua dádiva de forma confortável, contribuindo para a manutenção das reservas de componentes sanguíneos durante esta época estival", adianta o comunicado.

São convidados a dar sangue os cidadãos com idade compreendida entre os 18 e os 65 anos, saudáveis, com peso igual ou superior a 50kg, conforme divulga o Instituto, nomeadamente na sua página no Facebook.