Sociedade

Instituições juntam-se em conferência para construir uma cidade compassiva

  • Notícia

    Notícia

#mno_sunset_networking_03.jpg

Miguel Nogueira

"Porto, Cidade Compassiva" é o mote de um projeto que tem por princípios a solidariedade e o apoio comunitário e que é apresentado durante uma conferência a realizar na Sala da Assembleia Municipal, no edifício dos Paços do Concelho, durante a tarde da próxima segunda-feira.

A conferência é promovida pela Compassio - Associação para a Construção de Comunidades Compassivas, que estabeleceu uma parceria com o Centro Hospitalar Universitário de São João e a Câmara do Porto destinada a concretizar o projeto cujo nome completo é "Porto, Cidade Compassiva / Porto Oriental - Comunidade Compassiva 2020".

Nesse mesmo âmbito, a Compassio e a Fundação La Caixa dinamizam o "Portugal Compassivo: Laços que cuidam", que visa implementar na cidade do Porto métodos inovadores de sensibilização pública e de promoção de apoio comunitário a pessoas com doença grave ou incapacitante e/ou em luto.

Os objetivos destes esforços apontam para a promoção e divulgação do próprio projeto junto das entidades da Rede Social do Porto, bem como para o estímulo da relação com os cuidadores informais e com a comunidade local. Pretendem também contribuir para integrar o projeto na Rede Local de Voluntariado e no Domínio Prioritário Seniores e seus cuidadores do Plano de Desenvolvimento Social.

Os pormenores e estratégia do "Porto, Cidade Compasiva" serão apresentados na conferência de segunda-feira, entre as 15 e as 17 horas, com a participação de Mariana Abranches Pinto (presidente da Compassio), Fernando Araújo (presidente do conselho de administração do "São João") e Rui Moreira (presidente da Câmara do Porto), bem como de Maria Manuel Mota (Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos) e
Fernando Paulo (vereador da Habitação e Coesão Social e da Educação). 

O evento será ainda ocasião para uma conferência-debate sobre "Cidades Compassivas", por Patxi del Campo (projeto Vivir con Voz Propria, de Vitoria-Gasteiz, Espanha), com moderação de Edna Gonçalves (médica oncologista, coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de São João).

Participação mediante confirmação através do email associacaocompassio@gmail.com.