Educação

Inscrições a decorrer para o programa de capacitação de jovens e dirigentes associativos juvenis

  • Notícia

    Notícia

#mno_visita_estudo_alunos_americanos_04.jpg

Miguel Nogueira

A segunda fase do programa Capacita.Te 2020 - Plano Local de Capacitação de Jovens e Dirigentes Associativos Juvenis, direcionado para jovens da cidade do Porto, arranca em outubro com o Bootcamp. Devidamente adaptada às regras da Direção-Geral da Saúde, a iniciativa é de participação gratuita e tem inscrições abertas.

Depois da primeira fase ter iniciado em abril, num formato online para fazer face ao atual panorama de pandemia provocado pelo novo coronavírus, a iniciativa de formação intensiva de 48 horas volta a oferecer aos participantes a possibilidade de conhecerem os problemas sociais mais relevantes dentro das suas comunidades e, consequentemente, desenvolverem em equipa o conceito e desenho de novos projetos, definirem os seus modelos de negócio e planos de implementação e prepararem comunicações fortes.

O Bootcamp tem como objetivo (re)construir modelos sustentáveis que resolvam de raiz problemas sociais e ambientais, e arranca com uma segunda etapa devidamente adaptada, de forma a garantir todas as condições necessárias para que a realização desta atividade seja segura para todos os intervenientes.

Esta formação intensiva será dividida por três dias e decorre no Parque das Águas
, na Rua do Barão de Nova Sintra. O Bootcamp inicia no dia 9 de outubro, das 10 às 12 horas e das 14 às 19 horas. O horário é idêntico no dia seguinte, e o encerramento acontece a 11 de outubro, com mais duas sessões, sendo que à tarde o final é antecipado para as 17 horas. Cada sessão inclui uma apresentação de conceitos, modelos e ferramentas de imediata aplicação por parte de cada equipa à sua iniciativa. As inscrições estão a decorrer até às 18 horas de dia 4 de outubro e podem ser feitas aqui.

Com o propósito de ser um processo intenso de construção, avaliação, reformulação e visão, até chegar ao produto final - uma solução eficaz para o problema social que se pretende resolver - o programa termina com a apresentação do projeto a um painel de jurados.

Ainda em outubro, o Capacita.Te vai oferecer ainda mais atividades de formação/capacitação: o Workshop em Criatividade, promovido pelo Movimento Transformers (21 de outubro); e Capacitação em Voluntariado e Desenvolvimento Pessoal, promovida pela Pista Mágica (31 de outubro).

Programa Capacita.Te

O programa Capacita.Te é um projeto promovido pelo pelouro da Juventude e Desporto do Município do Porto, em parceria com a Federação Académica do Porto, a Portugal Inovação Social, Pista Mágica, Movimento Transformers, U.Dream, e conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto.

A iniciativa destina-se a dirigentes das associações juvenis, das associações de estudantes do ensino superior, das associações de estudantes do ensino secundário e a todos os jovens, no geral, que demonstrem vontade e interesse em participar nas ações de formação.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e limitada ao número de participantes indicados para cada uma das ações.

Para mais informações e inscrições nas diferentes ações de formação disponíveis, aceda à plataforma Capacita.Te.