Sociedade

Inscrição no concurso de Cascatas de São João acaba na próxima 4.ª feira

  • Notícia

    Notícia

Ass. Moradores da Lomba.jpg

Fundação Escultor José Rodrigues

Termina já na próxima quarta-feira, 22 de maio, o prazo de inscrição no concurso de "Cascatas de São João" promovido anualmente pela Câmara do Porto, com o objetivo de valorizar e manter viva uma tradição enraizada no património imaterial da cidade.

As cascatas a candidatar, que podem ser individuais ou coletivas, devem contemplar sempre a representação da figura do santo padroeiro e serem instaladas no concelho do Porto para poderem ser vistas gratuitamente pelo público. O desafio exclui, por isso, composições premiadas em anos anteriores, salvo se apresentarem inovações significativas. 

Com prémios cujo valor líquido pode chegar aos 1 000 euros e com a possibilidade de atribuição de menções honrosas se o júri assim determinar, o concurso municipal é já, em si, uma tradição, mas a finalidade última é mesmo estimular a criatividade dos participantes e perpetuar o hábito popular tão enraizado na cidade de construir cascatas em honra de São João. 

O regulamento, disponível no sítio institucional do Município em www.cm-porto.pt/concursos prevê as categorias Geral, Menores de 15 anos e Grupos de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais, podendo cada cascata concorrer em mais do que uma categoria. 

Se as candidaturas forem individuais, os participantes devem comprovar ter residência no Porto; se forem de pessoas coletivas, estas têm de ter sede no concelho. 

As candidaturas pode ser entregues até ao dia 22 de maio, presencialmente na Divisão Municipal de Património Cultural, sita na Rua de Entre Quintas 219, ou através endereço de correio eletrónico dmpc@cm-porto.pt

A deliberação do Executivo municipal e a respetiva atribuição dos prémios será publicitada no sítio eletrónico institucional da Câmara do Porto, num jornal de expansão local/nacional e em edital a afixar no Gabinete do Munícipe e no Departamento Municipal de Gestão Cultural.