Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Incentivo à escrita e à leitura
07-05-2015

A Câmara Municipal do Porto e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, assinaram hoje um protocolo com vista à criação de um Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CIIL).


Este protocolo surge no âmbito do programa educativo municipal "O Porto a Ler", que assenta numa estratégia de incentivo à escrita e à leitura, nomeadamente através de intervenções nas escolas do concelho.


É objetivo do CIIL promover a investigação e intervenção nas dificuldades iniciais da aprendizagem da leitura e apoiar a criação de instrumentos inovadores e eficazes destinados à sua promoção, avaliação e intervenção.


A colaboração entre as duas instituições iniciou-se já com implementação de um projeto-piloto de software (jogo Graphogame), um aplicativo digital que pretende ser um instrumento auxiliar para as crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura. O estudo-piloto está implementado, desde fevereiro, em quatro escolas do ensino básico da cidade: escolas básicas Augusto Lessa, do Falcão, Fonte da Moura e S. Miguel de Nevogilde.


No arranque do próximo ano letivo, irão multiplicar-se as intervenções diretas em diversas escolas básicas e jardins de infância da cidade.