Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Inaugurações de Bombarda regressam no sábado com muita arte urbana à mistura
17-09-2019
O Quarteirão das Artes prepara a rentrée do próximo dia 21, entre as 16 e as 20 horas. Nesta edição, a penúltima do ano, a arte urbana vai assumir lugar de destaque, num programa produzido pela Circus Network, que inclui oficinas de grafíti, dj set e uma feira de arte.

A apresentação das novas obras de arte contemporânea no interior das galerias é acompanhada, desta vez, por um programa exterior centrado na arte urbana.

O tema está bem sugerido no cartaz da edição, que ilustra um mural pintado pela dupla Chei Krew, com o título "Bora tomar um café?". Os dois jovens artistas nascidos no Porto juntaram-se em 2012 para dar à "arte de rua" uma nova expressão e linguagem, dedicando-se desde então à exploração de vários formatos, meios e suportes. O cartaz representa ainda a parceria com o ColorADD, alfabeto que permite aos daltónicos a identificação correta das cores e que tem sido presença em todas os ciclos de 2019.

Além das habituais visitas guiadas pelas galerias aderentes, o programa deste ciclo acrescenta uma feira de arte no exterior (Rua de Miguel Bombarda, no cruzamento com a Rua de Cedofeita), uma jam session de grafíti, um concerto e vários DJ sets ao longo da tarde.
A Circus Network, responsável por dar vida a estas múltiplas propostas, é uma galeria de arte, agência criativa e espaço de coworking localizada na própria Rua de Miguel Bombarda.

PROGRAMA

> Rua de Miguel Bombarda, no cruzamento com a Rua da Boa Nova

16h00/16h45 - Oficina "Abstract Shapes in Concrete Places"
Após uma breve introdução à temática da arte urbana, o artista mynameisnotSEM convida o público a participar na criação de uma instalação modular a partir de pedaços de madeira reciclados e com cores vibrantes. A peça será criada com a premissa de encontrar o equilíbrio visual entre o abstrato e o concreto.

16h00/18h00: Minus (DJ set)
Autor portuense que presta um tributo à arte exploratória do hip-hop num contexto social e pessoal.

17h00/17h45: Oficina de grafíti e lettering
Depois de Gustavo Teixeira, também conhecido por Mesk, exemplificar os diferentes tipos de desenhos e técnicas utilizados no grafíti, os participantes poderão experimentar as suas próprias combinações.

18h00: Keso (concerto)
Músico referente do Porto e da sua cultura com marcas consolidadas no âmbito do hip-hop nacional e da spoken word.

18h45/20h00: André Carvalho (DJ set)
Faz parte da equipa de produção do Plano B, é sócio da loja de discos Harborage e é cofundador da Circus Network. Apresenta-se sob o alter ego Monsta Sounds-

16h00/20h00: jam session de grafíti
Vários artistas ligados à subcultura do hip-hop juntam-se para fazer uma pintura coletiva enquanto outros acompanham com a sua música. A participação é livre e aberta à comunidade.

> Rua de Miguel Bombarda, no cruzamento com a Rua de Cedofeita


16h00/20h00: Feira de arte

A estas atividades juntam-se habituais visitas guiadas Bombarda Stop&Go, também gratuitas, mas sujeitas a inscrição:

- Ponto de partida: balcão "Porto."
- Turnos: Das 16 às 17 horas e das 17,30 às 18,30 horas (15 participantes por turno)
- Inscrição através do email stopandgo@portolazer.pt (até às 13 horas do dia 20; caso sobrem vagas, podem inscrever-se no próprio dia 21, no balcão "Porto.")