Economia

Ilhas do Bonfim reabilitadas

  • Notícia

    Notícia

#mno_ilha_comadres_02.jpg

Foi hoje aprovado, em reunião de Câmara, o apoio do município ao projeto da Junta de Freguesia do Bonfim, "Casa Reparada, Vida Melhorada".

O projeto, lançado em setembro de 2014, visa ajudar em pequenas obras de reabilitação as ilhas daquela freguesia.

Existem na freguesia do Bonfim centenas de casas sem as mínimas condições de habitabilidade e salubridade, sendo que a maioria delas se encontra integrada em ilhas que, nesta freguesia, se constituem numa significativa parcela do parque habitacional.

O presidente da Câmara do Porto mostrou-se muito satisfeito com este projeto considerando que esta é uma ideia que resolve e potencia melhorias, alterando de forma significativa a qualidade de vida dos cidadãos.

"Esperemos que as outras freguesias possam também aderir e ter programas equivalentes ou imaginativos como foi este", referiu o autarca. 

Desta forma, a Junta de Freguesia do Bonfim ajuda, no âmbito da sua responsabilidade social, a promover as condições necessárias para, num quadro legal, poder contribuir para minimizar o maior número possível dos casos mais flagrantes de degradação habitacional e de grave carência económica. 

As obras são programadas e levadas a cabo por uma equipa multidisciplinar de trabalhadores da área da construção civil, maioritariamente constituída por desempregados ou pessoas em risco de exclusão social.

Este programa não tem como objetivo a resolução do problema das ilhas numa vertente global, não se situando, por isso, ao nível da renovação e requalificação urbana, mas sim a resolução de problemas imediatos em que, pequenas obras, podem constituir-se como enormes ganhos de qualidade de vida.

Em 2015, o presidente da Câmara do Porto, acompanhado pelo vereador da Habitação e Ação Social, pelo presidente da empresa Águas do Porto e pelo presidente da Junta de Freguesia do Bonfim, visitaram uma ilha, na Travessa da Póvoa, que já foi alvo de reabilitação, no âmbito deste mesmo programa, " Casa Reparada Vida Melhorada".