Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Igreja de Santa Clara em obras
13-02-2015

A Igreja de Santa Clara vai entrar em obras de recuperação, graças a um protocolo de mecenato entre a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e a Fundação Millennium BCP assinado esta quinta-feira. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e os vereadores da Cultura e do Urbanismo, Paulo Cunha e Silva e Correia Fernandes, respetivamente, bem como o presidente da União de Freguesias do Centro Histórico e Cedofeita, António Fonseca, visitaram a Igreja, antes do início dos trabalhos.


A primeira fase da recuperação vai custar 300 mil euros e as obras têm uma duração prevista de quatro meses, investimento pago por fundos comunitários e pela Fundação Millennium BCP. As obras começarão de imediato.

O director regional da DRCN, António Ponte, diz que a obra "terá uma duração aproximada de quatro meses, até porque ela tem que terminar a tempo do encerramento do quadro comunitário, que paga cerca de 80% da empreitada. 


Nesta fase serão criadas as condições para ser possível "fazer uma intervenção de conservação e restauro posterior, estancando assim o processo de degradação". 


Sobre a próxima fase de reabilitação, o director regional referiu que o objectivo é, "a curto prazo e logo que abram candidaturas no novo quadro comunitário de apoio, criar condições para apresentar candidatura não só para a Igreja de Santa Clara mas para um conjunto de igrejas deste eixo do centro histórico do Porto". 


Já o presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium BCP, Fernando Nogueira, destacou a "enorme valia" que é este monumento, enfatizando que, segundo os peritos, "em termos de barroco joanino é porventura o que de melhor há em Portugal".