Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

I Festival Internacional de Circo quer colocar o Porto no roteiro desta arte
30-08-2018

A rentrée cultural na cidade em setembro também vai ficar marcada pelo I Festival Internacional de Circo do Porto, entre os dias 13 e 16. Estão previstos mais de 40 espetáculos gratuitos de Novo Circo, muitos ao ar livre e em estreia nacional.


A iniciativa do Coliseu Porto Ageas, em parceria com a Câmara do Porto, integra 13 companhias de diversos países europeus que vão apresentar as suas criações em diversos locais, como o Jardim de São Lázaro, a Praça dos Poveiros, o Largo de Santo Ildefonso e Praça da Batalha e claro, na "tenda coberta" da cidade, o Coliseu. Lapsus, D'irque & Fien, HMG, Zirkus Morsa e Clément Dazin são as algumas das companhias já reveladas.


Casa do circo por tradição, o Coliseu Porto Ageas recebe espetáculos circenses desde a sua abertura, em 1941, sem nunca ter sido interrompido. A recuperação desta memória coletiva do Porto vem acompanhada de um novo desígnio: ser um evento marcante na área do Novo Circo em Portugal e entrar no roteiro dos maiores festivais internacionais, contribuindo para reforçar o posicionamento do Porto como centro das artes e cultura.


Para além dos espetáculos, a componente mais visível do evento, haverá, ainda, uma Conferência Internacional, um espaço de discussão e literacia para o novo circo e o estado da arte em Portugal e na Europa.


Paralelamente encontra-se a decorrer, desde março, um projeto de serviço educativo e residência artística - Circo Social - que deu a oportunidade a um grupo de jovens da freguesia do Bonfim para conhecer e aprender as artes circenses. Sob a direção artística de Elsa Caillat e João Paulo Santos, o grupo tem frequentado gratuitamente várias disciplinas educativas e artísticas do circo clássico e da sua vertente contemporânea. A primeira apresentação do projeto aconteceu no dia 1 de julho, na Sala Dois do Coliseu.


O Festival Internacional de Circo é cofinanciado pelo Norte 2020, no âmbito do Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


+Info: Coliseu Porto Ageas