Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Dançar o "I Charleston Porto"
08-10-2015

No próximo sábado, dia 10 de outubro, pelas 23 horas, irá realizar-se uma festa organizada pela Swing Station no 1º piso do bar Galerias de Paris, no Porto, onde será feito o lançamento oficial do filme "I Charleston Porto" e  onde se pode descobrir a cidade do Porto através da dança.


A HOP Dance Studio, escola de danças vintage no Porto, vai lançar o "I Charleston Porto", um filme que dá a conhecer a Invicta através da dança, já que, quando a paixão pela dança se junta à beleza de uma cidade, a magia acontece.


O movimento "I Charleston the World" é o nome de um projeto mundial iniciado pela comunidade de LindyHoppers "Swing Jammerz Monpelier" em 2010 e que tem como objetivo filmar grupos de pessoas a dançarem Charleston (estilo de dança energético do início do século XX) nos cenários mais emblemáticas das cidades onde vivem.


No início deste ano, a comunidade de Lindy Hoppers da cidade Invicta decidiu juntar-se a esta iniciativa e filmar o "I Charleston Porto".


Em comunicado, a organização informa que a história se desenvolve em torno de duas narrativas que se cruzam ao longo do filme: por um lado, a história de um turista, que parte à descoberta da cidade, e por outro, a reunião de diferentes grupos de Lindy Hoppers que dançam de forma descontraída e vão contagiando os locais por onde passam com ritmos alegres e divertidos. A história conta-se pelos desencontros mais ou menos inoportunos e premeditados que parecem destinar o turista, também ele Lindy Hopper, a não encontrar os restantes membros da comunidade. Condição que se vem a contrariar no final da história.


Os edifícios e as ruas da Invicta abraçam os ritmos das pessoas que por lá passam e servem de palco a passos informais e divertidos. Os principais pontos de passagem são alguns dos locais mais emblemáticos da cidade do Porto: Miradouro da Serra do Pilar, Ponte D. Luís, Cubo da Ribeira, Avenida dos Aliados, Torre dos Clérigos, Mercado do Bolhão, entre outros.


A iniciativa que é apoiada pela escola Swing Station (apoiada pela escola Hop Dance Studio) conta ainda com a colaboração de vários voluntários da cidade do Porto e instituições da cidade como a Casa da Música, Câmara do Porto, Teatro Nacional São João, Estação de São Bento, Museu do Carro Elétrico, entre outros.


O filme será lançado, para além de outros suportes digitais, no site base de divulgação da iniciativa a nível mundial: http://www.icharlestontheworld.com/I_Charleston_the_world/Accueil.html"