Cultura

Hugo Oliveira e Rui Torres conversam sobre o lugar do som nas artes plásticas

  • Notícia

    Notícia

CEM_Corpo_Espaco_Materia.jpg

"O lugar do som nas artes plásticas" é o tema do próximo evento do ciclo de encontros CEM - Corpo, Espaço, Matéria, que se realiza na próxima segunda-feira, pelas 18 horas, na Aula Magna da FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A sessão parte da constatação de que existe uma "arte sonora portuguesa" que fortalece o universo das artes plásticas e que presentemente anima relevantes debates académicos relacionados com a experimentação sonora. Aliás, exemplo disso é a exposição "Musonautas, Visões & Avarias. 1960-2010 5 décadas de inquietação musical no Porto", que termina já neste domingo na Galeria Municipal do Porto.

Um dos membros da equipa de apoio à curadoria de Paulo Vinhas na exposição é o artista, investigador e colecionador de música Hugo Oliveira, que protagoniza com o poeta Rui Torres esta conversa do ciclo CEM, a qual estará circunscrita à produção artística em Portugal, e no Porto em particular, a partir da década de 1970. Irá incidir sobre alguns aspetos experimentais e intangíveis das práticas criativas que têm vindo a estimular uma interação inédita entre as várias áreas artísticas.  

Hugo Oliveira e Rui Torres vão então dar visibilidade a um conjunto singular de referências que contribuíram, e que contribuem ainda, para o fomento de manifestações artísticas transdisciplinares, para a experimentação editorial e para o desenvolvimento de estratégias de divulgação deste fenómeno no tecido social e cultural em redor.

+Info