Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Hospital dos Pequeninos recebe 500 crianças no "Santo António"
20-12-2019

Cerca de 500 crianças participam no Hospital dos Pequeninos promovido pela Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, que decorre desde a passada terça-feira no Centro Hospitalar do Porto - Hospital de Santo António.


Esta é já a 18.ª edição da iniciativa, cuja principal finalidade é desmistificar a figura da "bata branca", proporcionando às crianças um contacto com os estudantes de Medicina e com o ambiente hospitalar num cenário adaptado às suas idades. O público-alvo são crianças em idade pré-escolar, dos 4 aos 6 anos de escolas da Região Norte.


O Hospital dos Pequeninos, que termina hoje, é inspirado no projeto Teddy Bear Hospital, concretizado pela International Federation of Medical Students Association (IFMSA) e pela European Medical Students Association (EMSA), tendo entre os objetivos diminuir a ansiedade e o medo que o contacto com o médico gera nos mais novos.


Para tal, é proporcionada às crianças uma inversão de papéis: a criança é convidada a levar consigo um boneco que irá assumir a função de doente e será o alvo da observação e cuidados na presença da própria criança, a qual assumirá o papel de pai ou mãe do "doente".


Este projeto, que permite aos estudantes do ICBAS e de outras faculdades da Universidade do Porto o contacto com a população mais jovem, contribui assim para construir uma relação de confiança entre a criança e o "médico" (estudante de Medicina), aproveitando-se a ocasião para explicar às crianças o objetivo de situações como a administração de vacinas ou a prática de consultas de rotina.


Ao mesmo tempo, é feita sensibilização dos mais novos para a importância de uma alimentação saudável, da prática de atividade física, da manutenção de um boa higiene oral e do uso racional de medicamentos.