Educação

Hospital dos Pequeninos espera "epidemia" de bonecos e brinquedos

  • Notícia

    Notícia

#fib_natal_leoes_08.jpg

"Doutor, o meu boneco está com muitas dores de barriga" é a "queixa" mais esperada pelos futuros médicos da

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que, a partir desta manhã e até à próxima quinta-feira, recebem centenas de crianças com idades entre os 3 e os 7 anos, em mais uma edição do Hospital dos Pequeninos.

"Esta é uma oportunidade de aprendizagem, tanto para nós, estudantes, como para as crianças", assegura Rita Lopes, uma das responsáveis pela iniciativa. Se para os futuros médicos da FMUP esta é uma oportunidade de treinarem futuras consultas "a sério", para os mais pequenos é uma forma de desmistificar medos associados a uma ida ao médico.

O corpo clínico deste hospital bem especial é composto por duas centenas de "médicos especialistas" em Dor de Barriga, Dor de Cabeça, Acidentes, Falta de Ar ou Constipação, entre outros sintomas. Depois de passarem pela triagem, os mais pequenos fazem a consulta, com a realização do exame físico, medição da temperatura e da pressão arterial e avaliação da boca, ouvidos e garganta dos bonecos. Simultaneamente, a criança pode ir observando o material médico exposto e colocando questões.

O Hospital dos Pequeninos funciona no Salão de Estudantes da FMUP (piso 01 - entrada pelo edifício partilhado com o Hospital de São João - Circunvalação), entre as 10 e as 12 e entre as 13 e as 16 horas. No último dia, a atividade decorre apenas no período da manhã.