Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Hospital de São João informa por sms quando os testes de CoVid-19 dão resultado negativo
18-03-2020
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) implementou um sistema inovador automático de envio de SMS às pessoas cujo teste CoVid-19 com amostra biológica tem resultado negativo.

Quando o laboratório valida o resultado negativo do exame, é enviado automaticamente ao utente a mensagem "Informamos que o resultado da análise COVID-19 realizada na urgência do CHUSJ foi NEGATIVO".

De acordo com Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, "esta solução inovadora liberta os recursos humanos para outras tarefas, evita erros e torna mais célere a comunicação, reduzindo a ansiedade e tranquilizando os cidadãos".

Quando o utente tem alta clínica do serviço de Urgência, é-lhe entregue informação com recomendações sobre os cuidados a ter no domicílio, no que concerne ao utente e a quem com ele vive e convive.

O CHUSJ recomenda que, sempre que o resultado do teste seja negativo e o utente já se encontre em quarentena, deve permanecer até cumprir a totalidade do período pré-determinado; se está sintomático, deve manter-se em isolamento social no domicílio até que se sinta completamente recuperado (sem sintomas respiratórios e sem febre).

Nos casos positivos, mantém-se a premissa de o médico ligar para cada um dos utentes e avaliar a abordagem clínica mais adequada à situação. Nos doentes que se mantêm no domicílio, possuindo critérios clínicos e sociais adequados, são contactados periodicamente pela equipa clínica do CHUSJ, de modo a avaliar a evolução e a agendar novas colheitas, quando for adequado, para a confirmação da sua recuperação.