Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Hospital de São João cria consulta para maiores de 70 anos com cancro da mama
24-10-2017

O Centro de Mama do Centro Hospitalar São João criou uma consulta para pessoas com cancro da mama e com idade igual ou superior a 70 anos, anuncia a instituição na sua página da internet.


Fernando Osório, médico responsável pela consulta, refere que este é "o subgrupo etário onde a doença oncológica, e o cancro da mama em particular, tem uma elevada (e crescente) prevalência".


Com esta nova consulta, pretende-se dar "uma atenção particular a um subgrupo etário muito heterogéneo do ponto de vista clínico e social, em franco crescimento na sociedade, pois é o subgrupo demográfico que mais, e mais rapidamente, cresce neste momento, como reflexo direto da grande evolução da Medicina", sustenta o clínico.


O Centro Hospitalar esclarece que a consulta visa "a promoção de cuidados de saúde oncológicos muito personalizados através da aplicação de ferramentas de rastreio e estratificação do risco geriátrico que permitam melhor definir a proposta de terapêutica na consulta de grupo multidisciplinar".


Ainda segundo Fernando Osório, o objetivo, "por um lado, é identificar a fragilidade individual - conceito muito específico deste grupo etário - que obriga a uma adaptação do tratamento oncológico proposto e, por outro lado, minimizar o tão praticado subtratamento, ou seja evitar que um doente com uma idade cronologicamente avançada, mas física e biologicamente capaz, seja excluído de um tratamento oncológico standard".