Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Centros de Saúde com horários alargados por causa da gripe. Conheça a situação no Porto.
24-01-2015

Os horários de 85 unidades de saúde da região Norte foram alargados devido à gripe, permitindo uma média diária de 510 atendimentos fora das horas de expediente. O anúncio foi feito pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).


Os horários de 85 unidades de saúde da região Norte foram alargados devido à gripe, permitindo uma média diária de 510 atendimentos fora das horas de expediente. No caso do Porto, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da zona oriental da cidade iniciou hoje a "2ª Fase do Plano Local de Prevenção e Resposta para Infeções Respiratórias" com o alargamento do "atendimento complementar", fixado agora entre as 9,00 e as 21,00 horas  aos fins de semana e feriados e entre as 20,00 e as 24,00 horas, durante a semana.


A informação consta de um anúncio afixado nas instalações onde funciona o Atendimento Complementar (AT), comuns à unidade de saúde do Covelo, onde até agora o atendimento complementar funcionava até às 23h00 de segunda a sexta-feira e até às 17h00 durante os fins de semana.


O ACES Porto Oriental serve 20 mil utentes distribuídos por 14 unidades de saúde de toda a zona oriental da cidade. O ACES Porto Ocidental funciona no Centro de Saúde da Carvalhosa.


"Na região Norte temos incentivado o contacto muito estreito entre as unidades de saúde primárias e os hospitais. O alargamento [do ACES Porto Oriental] foi definido em função do período de afunilamento da urgência do hospital de S. João", esclareceu à agência Lusa o presidante da ARSN, Castanheira Nunes.


A ARSN recorda que a melhor forma de reagir perante os sintomas de gripe é contactar a linha gratuita Saúde 24 (808 24 24 24), que encaminha os utentes para os centros de saúde ou para os hospitais de acordo com o diagnóstico feito na altura.