Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Holanda junta-se a Portugal, Inglaterra e Suiça na fase final da Liga das Nações e estará no Porto em 2019
20-11-2018

Os holandeses obtiveram ontem o passaporte para a fase final da primeira liga das Nações, ao empatarem no último minuto com a Alemanha em jogo de qualificação. A "laranja mecânica" pode ser um dos adversários que em junho de 2019 jogará com Portugal na disputa do título que se joga no Porto e em Guimarães. Suiça e Inglaterra, além de Portugal, estavam já apuradas.


O empate de Portugal frente à Itália, no passado sábado,tinha garantido a Portugal não apenas a presença mas também a organização da fase final, cuja candidatura era a que reunia melhores condições junto da UEFA. A proposta para que Portugal recebesse a fase final foi apresentada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), contou com a estreita colaboração da Câmara do Porto e do FC Porto e teve sucesso. 


A autarquia tinha já colaborado com a FPF e FC Porto na apresentação da candidatura da cidade à Supertaça Europeia de 2020, que foi vencedora e que trará ao Porto campeão da Champions League e vencedor da Liga Europa, ou seja, as duas mais importantes equipas das competições da UEFA.


O Estádio do Dragão e o Estádio D. Afonso Henriques vão, assim, acolher as meias-finais, em 5 e 6 de junho de 2019, e a final e o jogo de atribuição do terceiro lugar, no dia 9 do mesmo mês. No Porto decorrerá, em Agosto de 2020, o jogo da Supertaça Europeia, fazendo da cidade um dos principais palcos para o futebol mundial nos próximos anos.

A candidatura à fase final da Liga das Nações exigia a apresentação de dois estádios com uma lotação mínima para 30 000 espectadores e separados por um máximo de 150 quilómetros. Portugal é o primeiro país apurado, mas Espanha, Bélgica e França lideram os seus grupos, estando bem encaminhadas para lhe fazerem companhia no Porto e em Guimarães.


O triunfo nos grupos da Liga A da Liga das Nações garante também acesso aos play-offs de apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2020, que Portugal só precisará de disputar se não conseguir um dos dois primeiros lugares no seu grupo de qualificação, em que será cabeça de série.


O sorteio dos 10 grupos de qualificação para o Euro2020 está marcado para 2 de dezembro, em Dublin, sendo esse o mês em que o Comité Executivo da UEFA indicará oficialmente o anfitrião da fase final da primeira edição da Liga das Nações: Porto e Guimarães.


Depois do Euro 2004, esta será seguramente a mais mediática e importante competição desportiva realizada em Portugal, prevendo-se a transmissão televisiva para praticamente todos os países do Mundo.


Portugal, já apurado, joga hoje o último jogo de qualificação, em Guimarães, frente à Polónia.