Sociedade

Hoje é o último dia para ver a exposição sobre a História de 75 anos do Coliseu Porto

  • Notícia

    Notícia

#fib_exposicao_75_anos_coliseu_04.jpg

Filipa Brito

A exposição que assinala o encerramento das comemorações dos 75 anos do Coliseu Porto termina hoje, no átrio do edifício dos Paços do Concelho. Até às 17 horas, ainda pode ver as histórias de uma imponente sala de espetáculos que se entrelaçam com as da cidade. 

De entrada livre, "O Coliseu e a Cidade: 75 anos de histórias" evoca os grandes nomes dos que por lá passaram ao longo de três quartos de século e a conturbada história da mítica sala da cidade desde o seu nascimento.
Com curadoria de Eduardo Paz Barroso, presidente da "Associação Amigos do Coliseu do Porto", que atualmente detém a propriedade do histórico edifício e promove a sua animação, a exposição é uma coprodução com a Câmara do Porto, um dos associados de referência da instituição. 

Da arquitetura ao cinema, música ou circo, a exibição é inspirada no conceito do artista modernista Piet Mondrian e transporta para o átrio do edifício dos Paços do Concelho elementos modernistas que fazem parte do espólio do Coliseu, assim como dos Arquivos Municipais e do Centro Português de Fotografia, alguns dos quais foram agora expostos pela primeira vez.

A exposição completa o ciclo de celebração do aniversário que, como aponta Eduardo Paz Barroso, demonstrou que o Coliseu tem não somente "um grande passado", mas também "um grande futuro". De resto, um futuro que, como defende o presidente da Câmara, está garantido se formos exigentes