Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Hoje é o último dia para ver a exposição multimédia de Joan Jonas em Serralves
01-09-2019
A exposição da artista norte-americana Joan Jonas, pioneira da videoarte e performance, chega ao fim neste domingo, 1 de setembro, no Museu de Serralves, onde está desde finais de maio.

Numa parceria de Serralves com a Tate Modern, esta exposição no Porto é a mais completa da obra de Joan Jonas alguma vez organizada e apresenta trabalhos do final dos anos 1960 lado a lado com as instalações mais recentes de uma artista histórica que continua a pensar alguns dos temas mais urgentes e importantes da atualidade.

A exposição tem curadoria de Marta Almeida e Paula Fernandes, respetivamente diretora adjunta e curadora da Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, e de Andrea Lissoni, curador sénior de arte internacional (filme), da Tate Modern, e Julienne Lorz, curadora-chefe do Museu Gropius Bau, Berlim.

Nascida em Nova Iorque, em 1936, Joan Jonas é uma pioneira da vídeo arte e performance e uma aclamada artista multimédia cuja obra engloba vídeo, performance, instalação, som, texto e desenho. Figura central da performance nos finais dos anos 60 do século passado, a sua prática artística foi fundamental para o desenvolvimento de muitos géneros artísticos contemporâneos, desde a performance e o vídeo até à arte conceptual e teatro, sendo atualmente considerada uma das vozes mais influentes na arte contemporânea, em particular para novas gerações de artistas.