Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Hoje é dia de abraçar duas causas em nome da Mulher
08-03-2020
Este domingo, 8 de março, é Dia Internacional da Mulher. Mas, mais do que um ramo de flores, é importante fazer algo de consequente, como aderir à luta contra o cancro da mama ou contra o enfarte agudo do miocárdio, vulgarmente chamado ataque cardíaco.

Qualquer uma dessas atitudes pode passar pela adesão às campanhas que esta data torna ainda mais propícias. Assim, pode começar por inscrever-se ou sensibilizar alguém a inscrever-se na EDP Corrida da Mulher, cuja 15.ª edição a Runporto realiza na manhã de 17 de maio pelas ruas do Porto, mas cujas inscrições estão já abertas.

Além de promover o desporto e o convívio, a corrida mais feminina do ano pretende reunir milhares de mulheres por uma causa solidária - a luta contra o cancro da mama - e parte do valor das inscrições irá reverter para o IPO-Porto.

Com partida e meta na Alameda das Antas, junto ao Estádio do Dragão, o percurso pode ser realizado a correr ou a caminhar e tem uma extensão de 5 km, sendo objetivo atingir as 25 mil inscrições.

Entretanto, outra atitude acertada é seguir o exemplo da Câmara do Porto e associar-se à campanha nacional de sensibilização e consciencialização para o Enfarte Agudo do Miocárdio, denominada "Cada Segundo Conta" e promovida pela APIC - Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.

Atualmente, o enfarte mata mais mulheres do que homens, em Portugal. Fatores como a menopausa, a obesidade, a hipertensão e a diabetes contribuem para aumentar o risco de desenvolvimento da doença.

No âmbito desta campanha, foi produzido um vídeo de sensibilização que apela à mudança de hábitos para salvar a própria vida pois, no enfarte agudo do miocárdio, cada segundo conta: