Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

História do TEP é contada no Clube Fenianos durante os dias do Open House
30-06-2018
A realização do Open House Porto, durante este fim de semana, é oportunidade para o Clube Fenianos Portuenses abrir as portas ao Teatro Experimental do Porto e celebrar a ligação histórica entre as duas instituições da cidade.

O vice-presidente dos Fenianos, Vítor Tito, disse à Lusa que as instalações do clube, situado junto à Câmara do Porto, vão tornar-se num museu com exposições e múltiplas atividades, ao longo dos dias de hoje e amanhã, onde o TEP vai contar a sua história e a ligação umbilical que tem com o clube".

A adesão dos Fenianos ao Open House Porto - que abre um total de 65 edifícios do Porto, Gaia e Matosinhos à visita gratuita do público - dá assim destaque à companhia de teatro mais antiga em atuação em Portugal e constitui ocasião para homenagear António Pedro, que dirigiu o primeiro espetáculo do TEP, em 1953.

Aliás, "vamos propor que a sala de teatro do clube, a que chamamos de teatrinho, se passe a chamar António Pedro, em homenagem ao papel relevante que teve na história do teatro em Portugal", revelou Vítor Tito.

O Clube Fenianos Portuenses vai receber também um conjunto de atividades culturais ao nível das artes, da música e do teatro, assim como uma exposição do Clube Carnavalesco Fenianos Portuenses e uma exposição sobre o empréstimo obrigacionista, que "foi o primeiro a ser pedido em Portugal".

Aproveite para conhecer os restantes 64 edifícios que o Open House põe neste fim de semana à sua espera, visitando o site oficial.