Proteção Civil

Heróis do quotidiano fizeram exibição em provas de socorro e salvamento

  • Notícia

    Notícia

A cidade foi tomada, durante três dias, por equipas de socorro e resgate vindas de vários pontos do país e até do estrangeiro. Sem catástrofe declarada, o motivo era tão-só uma competição para treinar e aperfeiçoar as técnicas para casos de situação real.

Promovido pelo Batalhão de Sapadores Bombeiros (BS) do Porto, o IV MESMU - Meeting de Equipas de Salvamento em Meio Urbano começou a concentrar os participantes logo na passada sexta-feira e funcionou até como programa de animação ao longo do fim de semana, já que houve ações em seis cenários da cidade.

As situações eram diversas e os inusitados espetáculos deixaram curioso quem passava pela cidade sem saber o que estava a acontecer. Eram, afinal, várias equipas e observadores nacionais e internacionais em ação, treinando-se, melhorando-se e dando ao mesmo tempo a conhecer como se atua noutras cidades de Portugal, Espanha, Inglaterra ou Taiwan.

Este evento, além da vertente competitiva, teve como principal objetivo a partilha de conhecimentos e experiências entre as diversas equipas que nele participaram, as quais tomaram conhecimento das provas a realizar durante a cerimónia de abertura do IV MESMU, no Museu do Carro Elétrico.

Ao longo dos três dias, o programa incluiu competição de técnicas de resgate em plena Avenida dos Aliados, no Silo Auto, no Parque da Trindade, Mercado do Bolhão, Jardim das Virtudes e Escarpa das Fontainhas. Houve também concurso a nível das Técnicas de Progressão Vertical, que são utilizadas em manobras de resgate de vítimas, tendo as diversas equipas competido entre si, nomeadamente fazendo prova de destreza e velocidade.

Sagrou-se vencedora a equipa Espeleosocorro Andaluz, de Espanha, que recebeu o troféu das mãos da vereadora dos Transportes e da Fiscalização e Proteção Civil, Cristina Pimentel, que aproveitou a sessão de encerramento do MESMU para destacar a importância da realização do evento enquanto contributo para a melhoria da resposta na proteção e socorro de pessoas e bens.