Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Habitação social no Porto e Madrid
15-03-2016

Uma delegação da empresa municipal Domus Social, liderada pelo presidente do conselho de administração e vereador da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro, deslocou-se a Espanha para conhecer "in loco" o trabalho desenvolvido pela homóloga em Madrid, Empresa Municipal de la Vivienda y Suelo (EMVS).


A visita de trabalho teve como objetivos conhecer os problemas no âmbito da gestão da habitação pública municipal em Madrid e a forma como a empresa municipal espanhola responde a esses problemas, nomeadamente que oferta disponibiliza, como gere a habitação disponível, como assegura a realização de obras de manutenção e reabilitação, como está estruturada e qual o seu modelo de organização.


A delegação da Domus Social foi recebida pela Consejera Delegada, María Serrano, que deu as boas vindas e apresentou a EMVS. Nos dois dias de trabalho seguiram-se intervenções dos principais responsáveis locais sobre as diferentes áreas da empresa e constituição de grupos de trabalho para análises mais profundadas, de acordo com a especialização de cada um dos responsáveis da Domus Social.


Houve ainda oportunidade para visitar duas zonas de Madrid e conferir no terreno as políticas implementadas, especialmente do ponto de vista da reabilitação das infraestruturas e edifícios e na área da sustentabilidade e eficiência energética.


Ficou ainda acordada para breve, a visita ao Porto de uma delegação da empresa espanhola para se inteirar no terreno da realidade da cidade no âmbito da habitação pública municipal e ver no local experiências e práticas da Domus Social.