Sociedade

Habitação colaborativa sénior tem no Porto encontro internacional

  • Notícia

    Notícia

#fib_cidade_do_porto.jpg

Conhecida como cohousing, a habitação colaborativa parece ser uma tendência e o Porto recebe já na próxima semana a 1ª Conferência Internacional "Cohousing em Portugal | Viver Sustentável".

O evento, que se realiza no dia 22 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, vai focar este fenómeno particularmente numa perspetiva da população sénior,
contando com testemunhos de participantes de diferentes países e de diferentes quadrantes, tanto a nível de estudos e de testemunhos como no tocante a perspetivas sociais, económicas e políticas. 

Segundo a organização, a conferência, promovida pela Hac.Ora Portugal Senior Cohousing Association, é uma oportunidade para iniciar "a urgente reflexão sobre a temática da habitação colaborativa sénior em Portugal". Para tal, está garantida a participação de um alargado grupo de convidados nacionais e estrangeiros e de personalidades de referência do cohousing na Europa, que integrarão diferentes painéis de discussão ao longo de todo o dia (9h/18h).

"Trata-se de uma seleção diversificada de profissionais, académicos, empreendedores e responsáveis autárquicos, que abordarão as temáticas da habitação, do design, da demografia, da tecnologia e da sociologia das relações, a par de exemplos de cohousing, no norte e centro da Europa", além da vizinha Espanha.

A conferência (com tradução simultânea) é de entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia no site da associação, onde pode também conhecer o programa ao pormenor e saber mais sobre cohousing: www.hacora.org.