Urbanismo

Há "Porto." gravado na tela em torno da obra do Bolhão

  • Notícia

    Notícia

O Mercado do Bolhão tem, a partir de hoje, uma tela gigante que cobre grande parte do quarteirão do centenário edifício, com o propósito de garantir um melhor isolamento das obras que decorrem no seu interior. A tela foi colocada durante toda a noite e o resultado é, visualmente, impactante.

Três meses e meio depois do início das obras no Mercado do Bolhão, foi agora instalada uma tela gigante na envolvente do quarteirão com a imagem "Porto." (a exceção acontece na parte da Rua Formosa). Procurando minimizar o ruído sonoro e visual da empreitada, este grande tapume tem também como função servir a estratégia de promoção da Câmara do Porto em tudo o que diz respeito ao projeto de restauro e modernização do emblemático equipamento municipal, que inclui a divulgação do Mercado Temporário do Bolhão (MTB).

Em todo o quarteirão, há andaimes montados ao nível da altura do edifício e, no interior, as máquinas, comandadas por dezenas de trabalhadores, operam diariamente a necessária requalificação. Já nas imediações, continua a trabalhar-se a sinalética referente ao MTB, localizado apenas a 200 passos.

Aquando da sua inauguração, a 2 de maio, a cidade amanheceu com um traçado quadriculado no chão da Rua Fernandes Tomás, indicando o caminho - curto - entre o edifício original e o Temporário, meticulosamente desenhado por funcionários municipais.

Também a fachada do Mercado Temporário do Bolhão está totalmente decorada com produtos frescos alusivos à sua atividade comercial. A aposta de promoção estende-se à interação com o Metro do Porto, particularmente visível na Estação do Bolhão e, além disso, há uma série de outras promoções que decorrem em vários pontos estratégicos da cidade: basta observar a grande profusão de mupis.

Aposta-se em ações de rua diretas, como a distribuição de flyers, em zonas de elevada circulação de pessoas, próximas da envolvente do mercado. Num desafio lançado a personalidades de diferentes quadrantes - músicos, chefs de cozinha, jornalistas, historiadores e apresentadores de televisão - foi ainda gravado no mês de julho um spot publicitário que explica por que é tão bom comprar no Mercado Temporário do Bolhão. Chega aos diferentes canais de comunicação da Câmara do Porto e à televisão brevemente.

Com efeito, este conjunto de intervenções resulta na maior operação de comunicação jamais feita pela Câmara do Porto nos últimos cinco anos.

A decorrerem desde 15 de maio, as obras no Mercado do Bolhão eram ansiadas pela cidade há décadas. A decisão política, tomada nos diferentes órgãos municipais, configura um caso raro de consenso entre os vários partidos.