Cultura

Há novas intervenções a descobrir no mapa de arte urbana da cidade

  • Notícia

    Notícia

O mapa de arte urbana do Porto voltou a crescer, com várias intervenções em espaços públicos inauguradas no sábado. Entre a zona histórica e o quarteirão comercial do Bolhão, há um gato à espreita, um mural que dá "Continuidade" à paisagem urbana e mais um conjunto de trabalhos artísticos em caixas de distribuição de energia que homenageiam o cidadão anónimo, a cidade de todos.

Na "rua mais pequena do Porto", a Rua de Afonso Martins Alho (transversal às Flores), pode apreciar-se o enorme gato criado pelo artista galego LIQEN. Intitulado "Perspéntico", representa o Porto como cidade em movimento, simbolicamente retratado como um "gato-cidade".

Esta obra serviu de inspiração, no sábado, a oficinas de origami no Hard Club, no Mercado Ferreira Borges. Os trabalhos foram expostos no exterior do emblemático edifício, onde está precisamente o segundo mural inaugurado: pela mão do artista portuense MOTS, surgiu "Continuidade". A obra pretende reforçar a presença deste belo exemplo da arquitetura de ferro no Porto, através da fusão provocada entre o edifício e as fachadas inerentes. O objetivo é ampliar visualmente a sua área de presença, sem alterar a paisagem urbana.

Já no quarteirão comercial do Bolhão, foram reveladas as intervenções realizadas em 43 caixas de distribuição de energia elétrica. Distribuídas entre a Praça da Batalha e as ruas de 31 de Janeiro, Sá da Bandeira, Santa Catarina, Bolhão e Guedes de Azevedo, foram realizadas pelo artista KiNO (interveio em 25 caixas) e pelo coletivo Arte Sem Dono (18 caixas).

Evidenciar os cidadãos anónimos, na sua paixão e entrega às profissões, e reforçar o sentido de identidade das gentes com o seu território - através de mapas históricos com indicações de coordenadas GPS e da altitude média que fazem a ponte para a modernidade - são os propósitos destas intervenções que "obrigam" a redescobrir as caixas de eletricidade.