Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Há música, passeios e oficinas gratuitas nas Inaugurações de Bombarda
03-05-2019
É já na tarde deste sábado, dia 4 de maio, que chega ao Quarteirão das Artes mais uma iniciativa conjunta de 16 galerias que se abrem à cidade, momento reservado para apresentação de novas obras de arte contemporânea. Ao programa das já incontornáveis "Inaugurações de Bombarda" juntam-se ainda atividades dinamizadas pela empresa municipal Porto Lazer.

A começar pela animação assegurada em vários locais do percurso entre as galerias, com propostas para todas as idades, a agenda completa-se com três oficinas, duas exposições, um concerto, DJ sets, um passeio fotográfico e as habituais visitas guiadas, sempre muito concorridas.

Nesta terceira edição do ciclo de 2019 das Inaugurações de Bombarda, numa das oficinas, a artista Bina Tangerina vai explicar como se cria uma fanzine. Outro workshop, assegurado por Leonor Nunes (Planeta Violeta), desafia os participantes a "Desenhar através do recorte" e, numa perspetiva de sensibilização para o daltonismo, a ColorADD Social sugere a oficina "A cor é para todos".

A exposição "Espelhos Mágicos", de Joana Valente, constitui mais uma das novidades deste ciclo e poderá ser vista entre as 16 e as 20 horas, na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda (do lado da Rua da Boa Nova). Dentro do mesmo horário e no mesmo local apresenta-se a exposição "Corta e Cose Existencial", uma mostra que resulta da oficina colaborativa realizada no último ciclo, com direção artística de Helena Rocio Janeiro.

É também naquela extremidade da Rua de Miguel Bombarda que se realiza o concerto "Duquesa", produzido pela editora Lovers & Lollypops, entre as 17 e as 18 horas.

Antes disso, das 16 às 17 horas, entra em cena o DJ set de Vicente Abreu, com o seu coletivo 7 Magníficos. Retornam para o "segundo ato" entre as 18 e as 20 horas.

Um passeio fotográfico dirigido por Paulo Martins, dividido em duas sessões (a primeira entre as 16 e as 17,30 horas, e a segunda entre as 18 e as 19,30 horas), servirá para treinar fotografia de rua, técnicas de luz e o punctum. O ponto de encontro para este passeio (cujas inscrições já encerraram), é o balcão "Porto.". Os participantes devem munir-se de material fotográfico próprio.

As visitas guiadas Stop&Go, pelas galerias de arte do quarteirão, têm também partida do balcão "Porto.", às 16 horas e às 17,30 horas.

Depois de 4 de maio, os restantes ciclos de 2019 estão marcados para 29 de junho, 21 de setembro e 9 de novembro.