Economia

Gurus do marketing mundial encontraram-se esta noite com presidente da Câmara do Porto

  • Notícia

    Notícia

Das novas exigências do consumidor à campanha digital de Barack Obama, as últimas tendências do marketing vão estar em discussão esta quinta-feira em na QSP Summit, uma das mais importantes conferências europeias do sector que decorre na Exponor. Hoje, os oradores, que são alguns dos mais importantes gurus do marketing a nível mundial, encontraram-se com o presidente da Câmara do Porto e com os vereadores do comércio e turismo e da economia.


"Understanding Consumer" é o tema da 11ª edição da QSP Summit, que atrai este ano 1.500 marketeers, empresários e gestores de todo o país e do estrangeiro e conta este ano com a participação de oradores de renome internacional, como Paco Underhill; Kyle Nel; Li Huang; Thomas Ramsoy; Harper Reed e Farah Bezner.


Nesta edição, a organização pretende debater as profundas mudanças do consumidor e como estas se refletem nos comportamentos e locais de compra, questionando sobre as reações e estímulos dos consumidores, quais as mudanças que as lojas terão de assumir e quais são as principais tendências do mercado.


Apoiada pelo segundo ano pela marca Porto., o que inclui a presença de um stand do Município na área de exposição e a receção dos oradores por parte do presidente da Câmara do Porto, a conferência aborda temas como a ativação de marcas, design de produto, linguagem das marcas, proteção de dados, novas soluções tecnológicas, distribuição de conteúdos, consumidor dos mercados emergentes, inteligência artificial, marcas emocionais, digitalização da saúde, construção e gestão de equipas, cultura organizacional e planos de marketing disruptivos.


O evento conta com oradores de topo mundial, quer no palco principal, quer nos Worklabs, Trends Forum e no Disruptive Hall. Entre eles, Paco Underhill é antropólogo especialista em comportamento de compra, sendo um dos mais reputados a nível mundial. É ainda Presidente Fundador da Envirosell, empresa de consultoria e pesquisa comportamental focada em ambientes comerciais, com sede em Nova Iorque.


Outra presença importante é a de Li Huang é especialista em psicologia do poder, criatividade e negócios. Tem vários artigos publicados em revistas académicas, como o Academy of Management Journal, Organizational Behavior and Human Decision Processes, Psychological Science, Social Psychological and Personality Science e Behavioral and Brain Sciences. A sua pesquisa tem sido reconhecida pela comunidade científica.


Ainda entre os principais oradores, destaque para Kyle Nel, que é Fundador e Diretor Executivo da Lowe's Innovation Labs (da Lowe's Companies, Inc.), liderando uma equipa responsável por conduzir a estratégia, inovação e crescimento da empresa. A sua paixão por gerir recursos humanos levou-o a criar uma metodologia e uma rede global de pessoas que impulsionam a empresa em novas direções, preparando- a, constantemente, para o futuro.


Aguardada com grande espetativa é a presença de Harper Reed, um engenheiro tecnológico norte-americano, trendsetter e empreendedor. Tem sido considerado como um "pioneiro tecnológico", "feiticeiro digital" e "difícil de perder uma plateia". Atualmente é Head of Commerce na Braintree, empresa do Grupo PayPal, e assume-se fascinado pela forma como a tecnologia continua a moldar-se, transformar-se e a capacitar o comportamento humano. Em 2012, Harper Reed foi responsável pelo desenvolvimento da comunicação online e programa Get Out The Vote da campanha de Barack Obama. Como Chief Technology Officer da Sede de Campanha de Obama em Chicago, Harper Reed assegurou a engenharia da campanha política mais sofisticada de todos os tempos.


Thomas Ramsøy é outra das "estrelas" desta edição. Considerado uma das autoridades mundiais em Neurociência Aplicada - na análise da forma como empregamos as mais recentes ferramentas e insights da Neurociência, para melhor entender e afetar comportamentos. No seu trabalho, Thomas Ramsøy é consultor das maiores empresas do mundo, a Google ou o Facebook, assim como de agências governamentais, provocando efeitos diretos no desenvolvimento de produtos e compreensão do consumidor.


Finalmente, entre os oradores principais, conta-se Farrah Bezner, que é disruptiva e, incansavelmente, focada em identificar novas formas de construir poderosas e autênticas conexões com o consumidor, que aprofundem a afinidade da marca e criem valor empresarial. Recentemente liderou o desenvolvimento de The Patch (da Sour Patch Kids), um programa que apoia os músicos emergentes, com experiência de estrada, inserindo-os numa comunidade de criativos com ideias semelhantes. Antes desse projeto, Farrah Bezner liderou programas de transformação para marcas icónicas como a Philadelphia Cream Cheese e a Trident. Atualmente é Head of New Business Ventures para a Mondelez International.


David Shing, que em 2016 esteve na QSP Summit, regressa este ano, não como orador principal, mas para um workshop diferente e aguardado com grande expetativa.