Sociedade

Guia "Porto." para o fim de semana oferece circo e promoções no comércio

  • Notícia

    Notícia

#jq_03julho2019_trengo_003.jpg

João Queirós

O circo anda à solta pela cidade e promete deliciar espectadores apanhados de surpresa. A quarta edição do Trengo - Festival de Circo do Porto acontece até domingo com múltiplos espetáculos em diferentes palcos urbanos e constitui a primeira sugestão do menu "Porto." para este fim de semana. Consulte também onde estão as promoções mais criativas do comércio de rua e imagine como será o Porto em 2050

Circo anda pela cidade com o Trengo

O Trengo - Festival de Circo do Porto anda a levar espetáculos gratuitos a vários pontos da cidade até domingo. A quarta edição da iniciativa traz ao Porto mais de 30 artistas de oito nacionalidades, que estão a animar diferentes palcos urbanos - Jardim da Corujeira, Teatro Municipal Campo Alegre, Jardins do Palácio de Cristal e Praça de D. João I. Consulte o programa e divirta-se.

Descubra como o Porto será em 2050

Sustentabilidade é a palavra-chave do Festival Cidade Mais, cuja sexta edição tem como tema "Imaginar" e reúne contributos de várias origens para desenhar a cidade do futuro. O evento decorre até domingo nos Jardins do Palácio de Cristal, das 10 às 21 horas. Do programa fazem parte conferências, conversas, oficinas, aulas abertas, exibições, concertos, cinema, mercados, reflexões, visitas guiadas, performances e partilha de experiências.

Lojas vêm para a rua em Cedofeita e dão promoções

A Rua de Cedofeita, no centro do Porto, está "vestida" de gala para acolher neste sábado um dia especial de promoções no comércio da zona pedonal, entre as 10,30 e as 19 horas. Trata-se da 3.ª edição da iniciativa "Lojas na Rua", que conjuga animação, intervenções artísticas e decoração apelativa do espaço público às promoções comerciais.

Passeio histórico à boleia de um Rolls-Royce

A viagem histórica promovida neste sábado pelo ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana é feita à boleia de um Rolls-Royce Phantom V. A proposta consiste num passeio pela história do automóvel e de Portugal, no Museu dos Transportes e Comunicações (entrada gratuita, mas sujeita à lotação do espaço).

Mercado Temporário do Bolhão serve cocktails e iguarias

A programação de julho dos "Sábados no Mercado" estreia-se neste sábado, às 11 horas, com mais uma edição do "Chef no Bolhão", desta vez em dose dupla já que conta com as presenças da Chef Geórgia Castellón e do Chef Barman Tiago Castro, do Restaurante Nogueira's Porto. Os Chefs vão apresentar um showcooking com direito a degustação de cocktails, entradas e um prato principal. A participação é gratuita, não sendo necessária inscrição.

Homem Bicho mostra arte de Agostinho Santos

A Casa-Museu Guerra Junqueiro apresenta a exposição "Homem Bicho", que reúne os trabalhos recentes do artista plástico e jornalista Agostinho Santos, com curadoria de Nuno Faria, diretor artístico do Museu da Cidade do Porto.

Gastronomia e música no Festival da Comida Continente

O cantor pop Luis Fonsi, autor do êxito "Despacito", é o cabeça-de-cartaz do Festival da Comida Continente, que decorre no Parque da Cidade do Porto neste fim de semana. De entrada livre, o certame elege um alinhamento gastronómico e musical que satisfaz uma grande amplitude de públicos.

Julho é o mês do andebol no Estádio de Praia

A 21.ª edição do circuito regional de andebol de praia está a decorrer no Estádio de Praia até ao final deste mês. Os jogos começam às 9 horas no sábado e no domingo e prolongam-se noite dentro. As classificações obtidas contam para o campeonato nacional de andebol de praia e também para o circuito europeu.

Programa público na Galeria Municipal

A Galeria Municipal do Porto apresenta neste sábado um conjunto de atividades integradas no Programa Público da exposição "De Outros Espaços", com curadoria de João Silvério e Pedro Gadanho e coorganizada com o MAAT. Às 16 horas, tem início uma visita guiada com os curadores e de seguida, pelas 17 horas, decorre uma conversa com a artista Ana Vidigal. Após essa conversa, Ana Vidigal dá uma aula aberta sobre a sua prática artística.

Mercado do Vilar abre portas à solidariedade

O Espaço t, nas comemorações do seu 25.º aniversário, está de portas abertas com o "Mercado do Vilar: Oportunidades de Sonhar & Mercado do Quase Novo", das 10 e às 19 horas deste sábado. A iniciativa, que apresenta novos produtos e parceiros, contribuiu para o reequilíbrio financeiro da instituição, que trabalha há 25 anos a arte como processo inclusivo.

Corrida Portucale percorre as marginais do Douro

As zonas ribeirinhas de Porto e Vila Nova de Gaia são o cenário para a 5.ª edição da Corrida Portucale. A prova está marcada para este domingo, com partida às 10 horas na Avenida de Gustavo Eiffel (junto à Ponte Luiz I).

TEP aconselha: "Manda os teus pais passear"

"Manda os teus pais passear" é o espetáculo do TEP - Teatro Experimental do Porto que o programa Cultura em Expansão apresenta no Grupo Musical de Miragaia, neste sábado. Com acesso gratuito e início marcado para as 11 horas, "Manda os teus pais passear" é uma proposta do TEP para exploração de territórios da cidade, tendo sido concebida a pensar no público infantil.

Biblioteca acolhe Mini ZineFest Portugal

A Biblioteca Pública Municipal do Porto é palco da edição de 2019 do Mini ZineFest Portugal, uma celebração dos pequenos formatos e das microedições. Entre as 10 e as 18 horas deste sábado, é possível visitar nos claustros da biblioteca exposições, integrar oficinas criativas, assistir a curtas-metragens, miniconcertos e outras iniciativas. Organizado pelo atelier 3|3, o certame é, este ano, focado nas edições que correspondam à escala de um bolso e/ou que não ultrapassem o máximo de 100 de exemplares. Consulte o programa do evento na página de Facebook.