Urbanismo

Guardas metálicas da zona do Castelo do Queijo estão como novas após renovação

  • Notícia

    Notícia

Estão concluídas as obras de renovação das guardas metálicas de proteção instaladas na zona da Praia Internacional do Porto, entre o Castelo do Queijo e a Rotunda da Anémona. A candura há muito tomada de assalto pela ferrugem foi assim devolvida, numa intervenção que terminou antes do tempo previsto. 

A empresa municipal de Gestão de Obras Públicas - GO Porto deu por concluída a empreitada, que se desenvolveu ao longo de mais 1,5 quilómetros, no final da semana anterior.

Mediante o estado deteriorado de cada guarda metálica, procedeu-se à sua substituição ou reparação, numa intervenção que abrangeu a Praça de Gonçalves Zarco, designada por "Rotunda do Castelo do Queijo", e passeios envolventes; a Via do Castelo do Queijo ou "Edifício Transparente"; e a Praça da Cidade do Salvador, mais conhecida como "Rotunda da Anémona", além dos passeios no seu entorno.

Finalizada antes do prazo previsto, de 180 dias, a obra correspondeu a um investimento municipal na ordem dos 400 mil euros.

Concluída que está esta renovação, o Município do Porto deve lançar, ainda antes do final deste trimestre, um concurso para nova empreitada, referente à reabilitação da iluminação pública e das paredes e muros em azulejo. Neste momento, decorre a fase de aprovação do respetivo projeto de execução para o local.