Economia

Grupo Peugeot Citroën adquire startup portuense do setor automóvel

  • Notícia

    Notícia

#DR_automoveis.jpg

O Grupo PSA, que em breve irá tornar-se no quarto maior fabricante de automóveis do mundo, anunciou a aquisição de uma startup com sede no Porto e que se dedica à reciclagem de peças de automóveis.

De acordo com uma nota da PSA, o grupo comprou "a empresa portuguesa Amanhã Global e a sua plataforma de e-commerce (comércio eletrónico) B-Parts.com, adquirindo uma participação maioritária no capital da empresa". A startup portuense tem as suas instalações na Rua do Engenheiro Ezequiel de Campos, na zona de Ramalde.

A B-Parts, pode ler-se no site oficial, "é uma empresa líder na distribuição online de peças usadas de automóveis". As peças são provenientes de carros acidentados, prontas para serem reutilizadas noutras viaturas, e todas são originais e têm uma garantia, esclarece a startup portuense.

Ainda segundo a PSA (que tem um centro de produção em Mangualde, no distrito de Viseu), a direção portuguesa da Amanhã Global vai manter "integralmente" as suas funções. Os diretores da Amanhã Global, Manuel Araújo Monteiro e Luís Sousa Vieira, citados pela agência Lusa, consideraram que a aquisição por parte da PSA é um acordo "altamente benéfico" para ambas as partes. "A PSA passa a ser o primeiro construtor a tomar uma posição no mercado de peças usadas, e a B-Parts ganha uma oportunidade única para aceder à vasta rede de clientes da PSA", destacaram.

Para a construtora automóvel francesa, a compra da B-Parts insere-se numa estratégia de alteração do modelo de negócios da subsidiária PSA Aftermarket, para estar apta a fornecer peças de reposição para automóveis "para todos os orçamentos, em mercados de todo o mundo". Nesse sentido, o grupo destaca a startup portuense como "um operador de primeiro plano na economia circular, líder europeia em peças usadas para automóveis".

O grupo francês considera também que este negócio vai contribuir para a redução da pegada ambiental, uma vez que as peças reutilizáveis resultam num ganho de 100% em matéria-prima comparativamente à produção de peças novas.

Fabricante da Peugeot, Citroën e Opel, a PSA está a preparar a fusão com o grupo Fiat Chrysler, prevista para o primeiro trimestre de 2021, após a qual irá tornar-se no quarto maior grupo fabricante de automóveis do mundo.