Cultura

Grandes nomes da cultura e numerosos eventos marcam o regresso da Feira do Livro já a partir de sexta-feira

  • Notícia

    Notícia

#DR_Jose_mario_branco.jpg

Leila Slimani e Daniel Cohn-Bendit são apenas dois dos nomes que integram o programa da edição deste ano da Feira do Livro do Porto, que está de volta aos Jardins do Palácio de Cristal já a partir da próxima sexta-feira e vai homenagear José Mário Branco. 

Entre 7 e 23 deste mês, a Feira aprofunda o seu caráter de festival literário em crescendo, através de uma programação que conjuga livros e literatura com pensamento, mas também com música, cinema, exposições, debates, conversas, oficinas e animação.

A temática transversal é a da contestação social e política através das expressões culturais, desde logo a música e a escrita que têm caracterizado os 50 anos da carreira de José Mário Branco.

O cantautor será homenageado com a atribuição de uma tília nos Jardins do Palácio de Cristal, pelas 17 horas de sábado, participando em seguida num debate que terá como moderadora Anabela Mota Ribeiro.

A jornalista volta neste ano a partilhar com José Eduardo Agualusa a tarefa de programação da Feira do Livro, que propõe um total de oito debates, quatro sessões de spoken word, três exposições, 10 lições, um ciclo de cinco filmes, nove sessões especiais e inúmeros momentos de caráter educativo e de animação.

Entre os participantes estão nomes destacados da literatura e de outras áreas culturais, como a jornalista e premiada escritora franco-marroquina Leila Slimani ou o jornalista franco-alemão e deputado europeu Daniel Cohn-Bendit. Mas a programação inclui também, entre muitos, o poeta e atual ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes, Kalaf Epalanga, Mia Couto, José Riço Direitinho, António Mega Ferreira, Luísa Costa Gomes, Mário de Carvalho, João Ribas, Eduardo Cintra Torres, Capicua, André Tentúgal, Nuno Artur Silva, Francisco José Viegas ou Bernardo Carvalho.

Aliás, Bernardo Carvalho é o protagonista de uma das grandes novidades da edição deste ano: o "Escritor em residência". O autor brasileiro foi o primeiro convidado pela Câmara do Porto a realizar uma residência artística que, com o apoio da "mala voadora", resultará na escrita de um conto a apresentar num dos eventos da Feira do Livro.

Saiba todos os pormenores no Jornal da Feira do Livro e acompanhe o site oficial.