Sociedade

Grande festa nos Aliados espera por si esta noite para celebrar a Passagem de Ano

  • Notícia

    Notícia

#mno_jq_Aurea_01.JPG

Porto.

O Porto já está à espera de todos para a grande festa da Passagem de Ano que, logo à noite, vai fazer da Avenida dos Aliados o centro de toda a animação. Concertos, uma surpresa e o grandioso espetáculo pirotécnico prometem uma noite sem igual, para que se conjugam também serviços de segurança e proteção, operadores de transportes, equipas de higiene urbana e o Centro de Gestão Integrada (CGI) da Câmara do Porto.

A festa foi cuidadosamente programada e desenhada para que tudo corra pelo melhor e para que tanto a cidade como todos quantos a procuram nesta noite mágica possam divertir-se sem preocupação. E não são poucos os que os Aliados e as áreas adjacentes esperam receber para o programa que tem como pontos altos o concerto de Tiago Nacarato, antes do espetáculo de fogo de artifício, e o regresso de Miguel Araújo ao carinho do seu público para o primeiro concerto de 2020. 

Operação Ano Novo

Mas toda a celebração e a presença de milhares de pessoas no centro da cidade levaram à preparação da Operação Ano Novo, que conjuga PSP e Polícia Municipal, Sapadores Bombeiros e Proteção Civil, STCP e Metro, equipas de limpeza e vários outros serviços municipais.

Por isso, é a partir do CGI que tudo será monitorizada a implementação do Plano de Mobilidade,  que contempla desde a circulação automóvel - condicionada em grande parte da zona central do Porto a partir do início da noite - à concentração ou fluidez da movimentação de pessoas, à eficácia dos transportes públicos (que reforçam a oferta em horários e composições) e dos quatro parques de estacionamento associados (com tarifas especiais e articulação com o Andante).

É igualmente a partir do CGI que se acompanha a segurança e a manutenção da ordem civil - em contacto com os agentes da PSP e da Polícia Municipal, no terreno fardados e à paisana - assim como da assistência eventual a ocorrências (bombeiros e serviços de emergência) e ainda da garantia de que a cidade continua em condições de higiene, pois cerca de 80 pessoas vão assegurar a limpeza e a remoção de resíduos durante a noite e madrugada.

Espetáculos e surpresa

O objetivo é possibilitar o maior conforto e satisfação possível para que o Porto ofereça a todos uma grande festa de Passagem de Ano. A animação começa a aquecer logo às 21,30 com vários DJ set no palco principal e também nos alternativos (Praça dos Poveiros e Largo Amor de Perdição). E vai subir de tom às 22,30 horas, quando começa o primeiro dos grandes concertos com a subida ao palco dos Aliados do músico Tiago Nacarato, em estreia na sua cidade depois dos êxitos que tem alcançado por todo o país e no Brasil, onde tem também raízes.

Uns minutos antes da meia-noite, a cidade vai conhecer a surpresa guardada para esta noite, que promete maravilhar a multidão - é tudo quanto se sabe, já que é mesmo surpresa - até que a contagem decrescente levará o Porto a celebrar a entrada de 2020. Vai fazê-lo com a "Magia de uma Noite", nome dado ao tradicional espetáculo fogo de artifício que será lançado a partir do edifício da Câmara Municipal ao longo de 16 minutos e com um total de 18.965 disparos pirotécnicos.

Mas a magia da noite prossegue logo às 00h20 com a subida ao palco de Miguel Araújo para o primeiro grande concerto de 2020 na Avenida dos Aliados. Com cinco discos editados a solo - "Cinco Dias e Meio" (2012), "Crónicas da Cidade Grande" (2014), "Cidade Grande ao Vivo no Coliseu do Porto (2015), "Giesta" (2017) e "Uma Noite na Philarmonie Luxembourg" (2018) - Miguel Araújo regressa a casa para partilhar com o seu público alguns dos temas de maior sucesso da música portuguesa deste início de século.

E a celebração do novo ano prosseguirá até às 4 da manhã com DJ set nos palcos dos Aliados, Poveiros e Cordoaria.