Cultura

Grande Auditório do Rivoli vai chamar-se Manoel de Oliveira

  • Notícia

    Notícia

10933703_989366287760243_4120564544026683657_n.jpg

O presidente da Câmara do Porto revelou esta noite aos deputados municipais que o grande auditório do Rivoli vai ser batizado com o nome de Manoel de Oliveira. O acto vai acontecer no próximo dia 4, segunda feira, quando foi exibido, naquela sala, o filme inédito do cineasta, em estreia mundial. Rui Moreira disse ainda que também o pequeno auditório vai receber o nome de Isabel Alves Costa, que foi diretora do Festival de Marionetas do Porto e responsável artística pelo Rivoli.

O filme  "Visita ou memórias e confissões", rodado em 1982, tem a duração de 68 minutos e foi rodado para ser exibido apenas após a sua morte, tem guião da escritora Agustina Bessa-Luís e vozes de Diogo Dória e Teresa Madruga.


A exibição tem entrada gratuita, limitada aos lugares existentes, e é promovida pela Câmara Municipal do Porto, a pedido da família do cineasta. Os bilhetes (máximo dois por pessoa) poderão ser levantados a partir das 17h30, do dia 4 de maio, na bilheteira do Teatro Municipal do Rivoli.


"Visita ou memórias e confissões" permaneceu inédito durante mais de trinta anos, conservado e preservado na Cinemateca Portuguesa.


No dia da morte do cineasta, José Manuel Costa, diretor da Cinemateca Portuguesa, em declarações à agência Lusa, revelou que o filme "começa por ser uma referência à casa onde vivia, que teve de deixar por vicissitudes da sua vida. Tem um caráter pessoal que, devido a isso, ele pediu para só ser divulgado amplamente depois do seu falecimento", referiu ainda.


Segundo o responsável, Manoel de Oliveira quis reservar a exibição para depois da morte, não porque quisesse ocultar qualquer facto, mas porque tem a ver com a vida dele. "É uma memória pessoal".


O último filme de Manoel de Oliveira foi a curta-metragem "O velho do Restelo", "uma reflexão sobre a Humanidade", estreada em dezembro passado, por ocasião do 106º aniversário, também no Teatro Municipal Rivoli, onde esteve presente, no âmbito do Festival Porto/Post/Doc.