Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Governo aprova novo modelo de gestão da STCP pelas autarquias por máximo de sete anos
30-09-2016

O Conselho de Ministros aprovou ontem o novo modelo de gestão da STCP, que passa a ser assegurada, por um período máximo de sete anos, pelas seis autarquias servidas pelos seus autocarros, mantendo-se a empresa na esfera do Estado.


Com esta decisão fica definida a delegação do exercício de competências da autoridade de transporte para a própria Área Metropolitana do Porto, que passará a planear e a definir as redes que são da STCP.


Durante um período máximo de sete anos, a gestão da STCP mantém-se enquanto empresa na esfera do Estado e será assegurada pelas seis autarquias onde a STCP [Sociedade de Transportes Coletivos do Porto] presta serviço - Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo.


Esta aprovação em Conselho de Ministros acontece depois de um memorando de entendimento assinado a 25 de junho, passando as autarquias "a pagar, progressivamente e ao longo deste tempo, todas as obrigações que são de serviço público". "O Estado manterá a nomeação do administrador financeiro e continuará a participar nos investimentos que a empresa tem que fazer", explicou, ontem, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.


O PORTO CONSEGUIU EXATAMENTE AQUILO QUE QUERIA COM A STCP