Sociedade

Gestor nacional da integração de sem-abrigo verifica exemplos de sucesso na cidade do Porto

  • Notícia

    Notícia

O gestor executivo da ENIPSSA - Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, Henrique Joaquim, esteve ontem na Câmara do Porto e foi recebido pelo vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, que o conduziu numa tomada de contacto com alguns dos casos bem-sucedidos do Porto no apoio e integração de pessoas sem-abrigo.

No âmbito da visita, em que decorreu uma reunião de trabalho com membros do NPISA - Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo do Porto, Aveiro, Espinho e Matosinhos, Henrique Joaquim esteve no Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, onde constatou ao pormenor as respostas formativas aí desenvolvidas, incluindo o restaurante solidário.

O responsável do ENIPSSA e o vereador participaram também na cerimónia de entrega de diplomas aos formandos - sem-abrigo utentes do Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano - que frequentaram a ação promovida no âmbito da iniciativa Plataforma+Emprego.

Essa iniciativa, que envolveu o Município do Porto, o IEFP e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, permitiu desenvolver esta ação de formação dirigida a pessoas em situação de sem abrigo: o Curso de Competências para a Integração, que versou Jardinagem. Subordinada ao projeto Saúde Verde, os conteúdos desta quarta edição versaram sobre como preservar a natureza e como cultivar alimentos saudáveis e biológicos, aproveitando espaços como varandas, janelas, canteiros desocupados e jardins não cuidados.

No final da cerimónia, no Jardim do Marquês, os formandos ofereceram aos presentes vasos com plantas cultivadas na estufa instalada no "Joaquim Urbano", onde decorreu a formação. Estas ações de capacitação têm como objetivo contribuir para a reinserção social de pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo.

Recorde-se que a experiência positiva do Porto no apoio aos sem-abrigo sem sido apontada como exemplar, inclusive a nível internacional.