Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

GDV é o "Clube Europeu do Ano"
25-08-2015

A cerimónia de entrega do galardão ao Grupo Desportivo do Viso decorreu no passado sábado, em Londres, no intervalo do jogo entre as seleções femininas de Escócia e Inglaterra.


Com o estádio Queen Elizabeth Park lotado, o vereador da Câmara do Porto, Manuel Pizarro, e o presidente do Grupo Desportivo do Viso  (GDV), António Alvarenga, receberam o prémio de Clube Europeu do Ano das mãos da presidente da Federação Europeia de Hóquei (EHF), a holandesa Marijke Fleuren.

 

Na entrega, a dirigente sublinhou que o GDV é um clube "adiantado em relação à generalidade dos clubes, mesmo aqueles que têm outra dimensão", devido ao seu projeto social mas também à forma como o clube tem trabalhado para a divulgação da modalidade.

 

Na atribuição do troféu esteve também presente Leandro Negre, presidente da Federação Internacional de Hóquei. O espanhol mostrou-se satisfeito pelo prémio ter sido atribuído a um clube português e ainda para mais do norte do país: "Parabéns ao Grupo Desportivo do Viso, parabéns ao Porto. Acho que o Porto como cidade importante que é, já necessita de um sintético próprio até porque é a zona de Portugal onde o hóquei está mais desenvolvido".

 

O clube portuense, que cumpre este ano o seu 40.º aniversário, venceu o prémio na categoria de clube com menos de 100 atletas. A EHF atribui o troféu desde 2007 e não tem em conta apenas os títulos vencidos pelas equipas. Premeia clubes que promovem o crescimento da modalidade, assim como o desenvolvimento e crescimento dos seus atletas, voluntários, treinadores, árbitros e instalações. Foi a primeira vez que um clube português venceu tão importante distinção. Uma fonte da EHF indicou que a oferta da prática desportiva de forma gratuita também foi importante na decisão.

 

Além do seu palmarés (quatro Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, quatro Supertaças e dois Troféu Olímpicos), o Grupo Desportivo do Viso destaca-se pelo seu trabalho no apoio a crianças desfavorecidas da freguesia de Ramalde.

 

No sábado, o GDV publicou também um vídeo de promoção do prémio e lançou o novo site do clube.