Cultura

Galerista do Porto é um dos 40 melhores da Europa

  • Notícia

    Notícia

#DR_Nuno_Centeno.jpg

A revista Apollo International Art Magazine integrou pela primeira vez um português na lista dos 40 melhores agentes culturais da Europa. É do Porto e está a dias de abrir uma nova e singular galeria na cidade.

O galerista Nuno Centeno foi eleito pela revista Apollo International Art Magazine para o ranking que distingue artistas, colecionadores, pensadores e empreendedores da área cultural abaixo dos 40 anos.

Distinguido numa cerimónia no The Wallace Collection, em Londres, Nuno Centeno declara que "foi para mim uma surpresa estar ao lado de algumas das pessoas que mais respeito e, acima de tudo, perceber que os júris que me selecionaram sabem que eu existo, sabem que eu sou".

Filho do artista plástico Sobral Centeno, Nuno tem desde há muito trilhado o seu percurso enquanto galerista e prova disso é esta nomeação que reconhece o trabalho desenvolvido enquanto ator de variados negócios que convergem na galeria com o seu nome na Rua de Miguel Bombarda, através da qual venceu neste ano o prémio Focus na Frieze New York, uma das mais relevantes feiras de arte contemporânea.

Mas Nuno Centeno, que é membro do Conselho Municipal de Cultura do Porto e faz parte do comité de seleção das galerias para a feira ARCO Lisboa, não pára: abriu recentemente o parque de escultura e tendências de ar livre Spot, em Guimarães, e inaugura no próximo dia 19 a primeira galeria de livros de artista único - a Artist Book Gallery - na Cooperativa dos Pedreiros, no Porto.