Cultura

Galeria Municipal vai lançar concurso para duas exposições

  • Notícia

    Notícia

expo_98_galeria_municipal.jpg

O projeto "Expo'98 no Porto", um concurso que visa atribuir duas bolsas para a realização de duas exposições na Galeria Municipal do Porto, entre 2019 e 2020, foi hoje aprovado por unanimidade em reunião de Câmara.

Dirigido a curadores e artistas residentes no Porto durante todo o período de concessão e implementação dos projetos expositivos, Expo'98 no Porto conta com um orçamento total de 98.000 euros, que se divide em duas modalidades: 34.000 e 64.000 euros.

As duas exposições resultantes do concurso serão apresentadas na Galeria Municipal: a primeira será inaugurada na Mezzanine em dezembro de 2019 e a segunda, no Piso 0, em 2020.

A Galeria Municipal do Porto tem como missão desenvolver e apresentar projetos expositivos que estimulem uma reflexão sobre as tendências artísticas e discursivas contemporâneas. O concurso "Expo'98 no Porto" pretende reforçar essa missão através da aproximação da prática artística e curatorial da cidade à identidade programática da própria Galeria, complementando também o trabalho de análise reflexivo sobre qual o seu papel enquanto instituição artística na cidade.

O concurso decorre entre 1 de março e 15 de maio de 2019 para a exposição com o valor de apoio de 34.000 euros e entre 1 de março e 1 de outubro de 2019 para o projeto expositivo com o valor de apoio de 64.000 euros.

O júri do concurso, independente da direção artística da Galeria Municipal do Porto, é composto por Daniela Marinho, investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade de Copenhaga; Miguel Ferrão, que dirige com Eduardo Guerra o projeto artístico Musa paradisiaca; e Nuno Faria, diretor artístico do CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

Mais informações em Galeria Municipal do Porto.