Cultura

Galeria Municipal promove aula, visita e performance entre a arte contemporânea

  • Notícia

    Notícia

Artistas e curadora da exposição "Germinal - O núcleo Cabrita Reis na Coleção de Arte Fundação EDP" propõem diversas atividades para esta semana, na Galeria Municipal do Porto.

No âmbito do serviço educativo, o artista plástico Vasco Araújo orienta uma aula aberta pelas 17 horas de sexta-feira, dia 27, pondo o foco no seu trabalho que integra esta exposição. A sessão destina-se a escolas de arte, universidades e público em geral, sendo a entrada gratuita com inscrição prévia.

No sábado, a partir das 16 horas, é a vez da curadora Ana Anacleto conduzir uma visita comentada à exposição que concebeu em parceria com Pedro Gadanho, seguindo-se uma conversa com três dos artistas nela representados: Francisco Queirós, Paulo Mendes e Sílvia Hestnes Ferreira.

Também no sábado, "Germinal" apresenta uma performance de António Olaio & João Taborda, às 21,30 horas, na Capela de Carlos Alberto (topo sul da Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal), com entrada livre. Passados 22 anos do primeiro concerto, canções como "20 years in a plane", "Foggy days in old Manhattan", "Blaupunkt Blues", "Red rainbows" ou "La Prospettiva" levarão António Olaio & João Taborda a percorrer temas dos seus primeiros álbuns e apresentar temas inéditos.

Com "Germinal", a Galeria Municipal do Porto, em parceria com o MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, está a apresentar um vasto e significativo conjunto de obras adquiridas por Pedro Cabrita Reis ao longo dos últimos quase 30 anos, com especial incidência nos momentos iniciais ou originários das carreiras de artistas nacionais cujos percursos têm vindo a afirmar-se.

A exposição, de acesso livre, está aberta até 20 de maio e pode ser visitada de terça-feira a sábado entre as 10 e as 18 horas, e aos domingos entre as 14 e as 18 horas. Há visitas guiadas aos sábados (16 horas) para o público em geral, com entrada livre, e de terça a sexta-feira (entre as 10 e as 18 horas) para grupos organizados (escolas, universidades, centros de dia), também com antrada gratuita mas sujeita a inscrição prévia através do telefone 226 081 063 ou do email galeriamunicipal@cm-porto.pt. Para as escolas, são também disponibilizadas visitas-oficina de terça a sexta-feira (das 10h00 às 11h30 ou das 14h30 às 16h00), com entrada gratuita mediante inscrição prévia pelo 226 081 063 ou galeriamunicipal@cm-porto.pt .

Pode lançar um olhar detalhado sobre fotos, vídeo e mais informações desta exposição clicando aqui.

A Galeria Municipal do Porto encerra às segundas-feiras e feriados.